Domingo (22), no Couto Pereira, Coritiba e Atlético praticamente fazem a final antecipada do segundo turno do Campeonato Paranaense. Como o clássico é de alta responsabilidade, os dois clubes apostam na experiência para o duelo, o que deve envelhecer as equipes. As duas prováveis escalações terão mudanças em relação ao Atletiba do 1.º turno, que terminou empatado por 0 x 0 na Vila Capanema.  Desta vez, a média de idade da dupla Atletiba vai aumentar significativamente.

continua após a publicidade

No Coxa, a tendência é que aconteçam cinco mudanças em relação à escalação do 1.º turno. Daquele jogo, o lateral-direito Jackson, o zagueiro Pereira, o lateral-esquerdo Lucas Mendes, o meia Renan Oliveira e o atacante Caio Vinicius serão trocados por Jonas, Demerson, Eltinho, Roberto e Anderson Aquino, respectivamente. Com isto, a idade do Coritiba para o Atletiba, que era de 26,7 anos, passa a ser de 27,4.

Já, no Furacão, o “envelhecimento” tende a ser maior. Passa de 23,7 anos, para 25,5. Muito por conta das sete possíveis alterações na escalação de domingo. Devem atuar Paulo Baier (37 anos), Marcinho (31), Vinícius (26) e Guerrón (26), além de Gabriel Marques, Renan Foguinho e Edigar Júnio, substituindo Rodolfo, Pablo, Gustavo, Renan Teixeira, Bruno Furlan, Ricardinho e Bruno Mineiro.

As mudanças mexem também com a estrutura das equipes. No Coritiba, em relação ao time que atuou no 1.º turno, as alterações devem se concentrar na defesa e no ataque; no Atlético, todos os setores sofrerão transformação. Um fato curioso é que, apesar de o Alviverde contar com Tcheco (36 anos) e Lincoln (33), o Rubro-negro é quem tem os atletas mais velhos, e também os mais novos. Enquanto no Coxa o “caçula” é o volante Júnior Urso, de 23 anos, no Atlético há quatro jogadores com idade entre 20 e 22 anos.

continua após a publicidade

Se for levar em consideração a experiência em Atletibas, um dos mais novos do duelo – o zagueiro Manoel – é também o mais experiente. O defensor já disputou oito clássicos e é seguido de perto por Baier, Tcheco e Rafinha, com sete cada um, além de Vanderlei e Marcinho, que estiveram em campo seis vezes.

Boa parte dos jogadores que atuarão domingo já sabem o que é o Atletiba. Entre os que provavelmente entrarão em campo, apenas dois farão suas estreias no clássico. Pelo Alviverde, o atacante Roberto; pelo Furacão, o novato é o lateral-direito Gabriel Marques.

continua após a publicidade