Contra o ASA, às 19h30, no Couto Pereira, o Coritiba começa uma série de partidas que pode traçar seu destino no primeiro semestre. Em todas elas, há algo em comum: o Coxa precisa ganhar. Diante do clube de Arapiraca-AL, só a vitória por, no mínimo, dois gols de diferença interessa para a equipe seguir na Copa do Brasil.

continua após a publicidade

Depois, no domingo (15), o Alviverde encara o Operário, em Ponta Grossa, em um jogo que pode até lhe render, com duas rodadas de antecedência, o título do segundo turno do Campeonato Paranaense, e, consequentemente, uma vaga na final. Para isso, Atlético e Londrina não podem vencer. Do contrário, o Atletiba do próximo dia 22 também se torna uma espécie de decisão pro Coxa, que, em caso de derrota no clássico, pode se estender à última rodada, contra o Roma, em Apucarana.

Mas o ritmo de decisões não para por aí. Se faturar o segundo turno, o Coritiba terá pela frente mais uma vez o Furacão, nas finais do Paranaense, nos dias 6 e 13 de maio. Neste meio tempo, se passar pelo ASA, terá as oitavas de final da Copa do Brasil, contra Sport Recife ou Paysandu, entre 25 de abril e 9 de maio. Por outro lado, uma eliminação precoce hoje e a perda do turno podem colocar o time em “férias” durante cerca de um mês. Ou seja, abril mal começou e se tornou para o Coxa o mês mais importante da temporada até aqui.

No domingo passado, a vitória por 3 x 1 sobre o Cianorte só não foi mais decisiva por conta dos tropeços dos concorrentes. Porém, o rótulo de que os próximos jogos se tornaram “finais” para o time é visto com naturalidade pelo elenco. “Quase todas as semanas são decisivas, porque o Paranaense é de pontos corridos, tem que sempre estar pontuando, e a Copa do Brasil é mata-mata. Tem que vencer para seguir na competição”, afirmou o atacante Anderson Aquino.

continua após a publicidade

Bem ou mal, o último treino antes do jogo contra o ASA foi com portões fechados. Uma medida para tentar esconder todas as armas do adversário e que foi aprovada pelos jogadores. “Todo treino é válido. Desta vez foi fechado para ajustarmos algumas coisas”, disse o lateral-esquerdo Eltinho. E como toda boa decisão, tem mistério na escalação. O volante Willian, que sentiu dores musculares, trabalhou normalmente. Já o armador Lincoln foi poupado e é a dúvida no time.

ASA

continua após a publicidade

Vice-campeão do primeiro turno, o ASA já está garantido nas semifinais do segundo turno do Campeonato Alagoano. Faltando duas rodadas, o time ocupa o segundo lugar na tabela, com 16 pontos, oito a mais que o quinto colocado. A classificação foi garantida no domingo passado, após vitória por 2 x 1 sobre o Penedense.

A aposta é Lúcio Maranhão, que já marcou 20 gols na temporada, sendo um deles justamente contra o Coritiba, e que é o segundo maior artilheiro do Brasil na temporada. Para o duelo contra o Coxa, o técnico Heriberto da Cunha irá manter o esquema 3-6-1.