Coxa bate Palmeiras e espanta crise que já ameaçava

Não foi um grande jogo, mas a torcida coxa-branca saiu satisfeita do Couto Pereira. A vitória do Coritiba sobre o Palmeiras, por 1 a 0, na tarde de ontem, deixou o alviverde na quinta posição no Campeonato Brasileiro e abortou a crise que se instalava no Alto da Glória.

Após uma semana conturbada, com a eliminação diante do Treze na Copa do Brasil e a demissão do técnico Antônio Lopes, uma vitória era essencial para recuperar a confiança dos jogadores e do torcedor coxa-branca. E, na base de garra e da determinação, o Cori conseguiu o resultado, que também serviu de boas-vindas para Cuca, que estreou com o pé direito no comando da equipe.

Os dois times entraram em campo bastante desfalcados. O Palmeiras poupava vários titulares para a partida de quarta-feira, contra o Cerro Porteño, pela Libertadores. Já o Coxa não contava com Miranda e Ricardinho, suspensos, além dos contundidos Rubens Júnior, Capixaba, Marquinhos e Rodrigo Batata.

O jogo começou com o domínio do Palmeiras, mas o time paulista não conseguia converter em boas oportunidades a maior posse de bola. Já o Coritiba não repetia no ataque a eficiência de sua marcação. A primeira chance coxa-branca aconteceu somente aos 24 minutos. Marciano cruzou na pequena área e Tiago não chegou a tempo para definir.

A resposta palmeirense foi rápida e resultou no primeiro lance polêmico da partida. Fabiano bateu uma falta pela direita, a bola saiu rasteira e entrou no canto do gol de Fernando. Mas o juiz Márcio Resende de Freitas marcou impedimento de Washington.

Depois do susto, o Coxa melhorou no jogo, o Palmeiras foi forçado a recuar e, aos 40 minutos, saiu o gol. Marcinho não conseguiu dominar a bola na entrada da área, Marciano levou a melhor e tocou para Tiago. O artilheiro do campeonato paranaense dominou e mandou uma bomba, no ângulo do gol de Marcos.

O jogo ficou truncado e até violento no segundo tempo. O juiz passou a distribuir cartões amarelos e não demorou muito até o vermelho aparecer. Leonardo Silva foi driblado por Marciano e segurou o atacante coxa-branca, deixando o Palmeiras com um homem a menos em campo.

O Coritiba partiu para cima e quase chegou ao segundo gol com Tiago. Rafinha bateu forte da entrada da área, Marcos defendeu e no rebote o atacante coxa-branca chutou no travessão.

As faltas violentas continuaram e Márcio Egídio recebeu o segundo cartão amarelo, deixando o Cori também com dez jogadores. O Palmeiras cresceu no jogo e Warley carimbou o travessão de Fernando.

No final do jogo, o Palmeiras reclamou de um pênalti em Washington. Ele foi puxado pela camisa dentro da área, mas Márcio Resende de Freitas não marcou nada e o jogo terminou mesmo com a vitória coritibana.

Ao final do jogo, os palmeirenses criticaram muito a arbitragem. ?O estádio inteiro viu que o Washington foi puxado dentro da área. O time merecia um resultado melhor?, queixava-se o técnico Paulo Bonamigo.

Do lado coxa-branca, os jogadores ressaltavam a raça da equipe. ?Foi um jogo muito difícil. O jogo aéreo foi nossa maior dificuldade, mas a equipe se esforçou muito e conseguimos neutralizar essas jogadas?, disse Fernando.

O próximo compromisso coxa é no sábado. O adversário é o embalado São Paulo, no Morumbi.

Pela primeira vez Cuca estréia com vitória

A vitória do Coxa contra o Palmeiras representou a quebra de um tabu para o técnico Cuca. Foi a primeira vez que o treinador estreou com vitória no comando de uma equipe.

Cuca foi anunciado na sexta-feira, se apresentou ao elenco no sábado e ontem já dirigiu o time no banco de reservas. Pouco tempo para mudar alguma coisa e por isso a equipe que entrou em campo tinha a base formada pelo antigo comandante alviverde, como Cuca fez questão de ressaltar ao final da partida. ?Usei o que o Antônio Lopes deixou e ele deixou muita coisa boa", afirmou.

O técnico também não poupou elogios à determinação mostrada pelos jogadores do Cori. ?A garra e a entrega mostrada pelos atletas foi o que mais me agradou. Às vezes isso é até mais importante do que a técnica", ressaltou. ?Eu já enfrentei o Coritiba várias vezes aqui no Couto Pereira e sempre foi muito difícil. Ainda bem que agora eu estou do outro lado", disse o técnico, que também elogiou a torcida alviverde. ?Mesmo o time tendo perdido as duas últimas partidas, a torcida nos apoiou o tempo todo e foi um diferencial a nosso favor."

Mas, apesar da vitória, Cuca não parecia satisfeito com o futebol mostrado pelo time. ?Não fizemos uma grande partida. Podemos evoluir muito mais", disse. ?Para a próxima partida, teremos a volta do Miranda, do Ricardinho e talvez do Capixaba e do Rubens Júnior. Agora eu vou ter a semana toda para conhecer melhor os jogadores e definir o time que vai enfrentar o São Paulo", comemora o novo treinador do Cori.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo