Está chegando a hora. O Coritiba está a apenas quatro dias da estréia no campeonato paranaense, e entra em campo hoje para o último teste antes da partida de quinta contra o Iraty. Às 17h, os titulares alviverdes participam de um jogo-treino contra o Araucária, no Couto Pereira, com portões abertos (quem quiser assistir tem que levar um quilo de alimento não perecível).
Será a chance de alguns jogadores se firmarem no time titular, além de oportunidade para o técnico Antônio Lopes ajustar ainda mais o esquema tático. Consciente, o treinador coxa sabe que ainda há muito o que fazer. “Estamos no início de um trabalho, e é natural que as coisas se ajustem de uma forma mais lenta”, comenta.
A preocupação maior do técnico – reiterada inclusive na conversa que teve com eles na manhã de sexta – é o sistema de marcação. No pensamento de Lopes, o Cori precisa ajustar-se na defesa para depois conseguir colocar em prática (e com eficiência) o esquema de trocas de posições. Até por isso ele muda a defesa para o jogo-treino, colocando Juninho no lugar de Reginaldo Nascimento – o capitão coxa, que treinou como líbero contra o Rio Branco, agora sobrou no time.
Segundo Antônio Lopes, a entrada de Juninho acontece para, também, a defesa melhorar a saída de jogo. “O Juninho tem qualidade no passe, e isso é importante”, resume. Dessa forma, entretanto, não se poderá fazer a troca de esquema de jogo com os jogadores que estarão em campo – jogando com três zagueiros de ofício, o Cori não terá como sair do 3-5-2.
A outra mudança acontece na ala-direita. Muito cobrado pelos torcedores no jogo-treino de quarta, Reginaldo Araújo deixa a equipe para a entrada de Tesser. “O Rafael deu outra dinâmica ao time por aquele setor”, completa Lopes. Adriano, com dores musculares, segue poupado.