A partir de hoje a Fifa passa a ser “dona” de três estádios de Curitiba. Além da Arena da Baixada, que vai receber os jogos da Copa do Mundo, até o dia 3 de julho o Coritiba não poderá usar o Couto Pereira – e o mesmo vale para o J.Malucelli com o Ecoestádio Janguito Malucelli. Os dois campos serão utilizados para treinamentos das seleções que vão jogar na capital nos dias 16, 20, 23 e 26 do mês que vem e com isso precisam ser entregues a Fifa neste 22 de maio.

continua após a publicidade

Com o Couto Pereira “emprestado”, o Coxa terá que mandar uma partida do Campeonato Brasileiro em outro estádio. O jogo contra o Goiás, pela nona rodada, no próximo dia 31, deve acontecer na Vila Capanema mesmo sendo quinze dias antes do primeiro treino Fifa – a diretoria do Coritiba anunciou o acordo com o Paraná Clube na tarde de ontem. Das oito seleções que vão disputar o mundial em Curitiba, a Espanha vai ficar hospedada no CT do Caju, e por isso não usará os campos oficiais de treinamento – as demais vão utilizar os dois estádios para se preparar para as partidas.

Para receber estes treinamentos os clubes tiveram que fazer melhorias pontuais orientadas pela Fifa. No Couto Pereira, por exemplo, foram feitas algumas intervenções no gramado, como a redução das dimensões do campo e a adequação aos critérios de corte de grama. No Janguito Malucelli, as traves foram trocadas e o sistema de irrigação foi refeito. Adaptações que pouco beneficiam os clubes, uma vez que eles não recebem pelo empréstimo dos estádios.

Para o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade (que também é o chefe da delegação brasileira na Copa), hoje o clube não tem benefício em ceder o estádio. “Nenhum. Simplesmente o Coritiba está colaborando com a cidade que vai receber a Copa, porque vantagem direta ao Coritiba não houve nenhuma”, declarou Vilson.

continua após a publicidade

Joel Malucelli, presidente de honra do J. Malucelli, pensa diferente. Ele vê no empréstimo a possibilidade de aumentar a visibilidade do estádio. “Não é uma questão de vantagem financeira, é uma questão de marketing, pois a imagem do clube estará em todos estes países. Para a gente isso é muito bom”, disse Joel. Mesmo com o último jogo em Curitiba programado para o dia 26 de junho, os estádios só voltam a ficar a disposição dos clubes no dia 3 de julho – totalizando exatos 42 dias de empréstimo.