![]() |
Coudet pode se apresentar |
Além de pensar em técnico argentino, a direção do Atlético começa a pensar também em reforço gringo para a disputa da Copa Libertadores da América. E com ampla experiência no torneio internacional. Que o diga o catimbeiro Coudet, que ajudou o River Plate a chegar às semifinais do torneio do ano passado e estava atuando pelo Rosario Central. A diretoria do Rubro-Negro, como é de praxe, não confirma, mas poderá apresentar o apoiador argentino na próxima semana.
Aos 30 anos e muita experiência na competição continental, o jogador deixou o Rosario no final do ano passado e poderá ser o reforço que a diretoria quer pro sistema de contenção. O clube está atrás de mais um zagueiro e um volante. Eduardo Coudet atua como um segundo volante, também encostando no armador. Ele poderia fazer o papel de Fabiano, que foi para o Flamengo, e formar a meia-cancha com Alan Bahia e Jádson.
Além do Atlético, o Necaxa do México também fez proposta pro jogador, mas a proximidade com a Argentina e a chance de ficar em evidência na Copa Libertadores devem fazer com que ele prefira o Furacão. A chegada dele traria ao elenco a experiência necessária para o time vencer a barreira do idioma na competição, além de não deixar as jovens revelações caírem na catimba alheia.
Junto com ele, deve chegar, pelo menos, mais três reforços para disputarem posição no time principal. Um atacante, um zagueiro, um meia e um ala-direito são as prioridades. Os nomes mais cotados são os do zagueiro Gustavo (São Caetano) e Nascimento (ex-Coritiba) e o atacante Alemão (ex-Coritiba). O meia Djalminha está se oferecendo para a disputa da Libertadores e também pode acertar com a diretoria caso se enquadre na política salarial.
Para o comando da equipe, a situação continua a mesma. O desejo da diretoria é um treinador internacional. Com o acidente de Luis Fernando Montoya (ex-Once Caldas), a opção passou a ser Carlos Bilardo, mas o campeão argentino Americo Gallego também tem chances de ser chamado pelo Furacão.
Com elenco inchado, Atlético vai emprestar
Mesmo em busca de reforços para a Copa Libertadores, o Atlético começa a viver o paradoxo de ter que fazer dispensas e emprestar jogadores antes de qualquer partida oficial nesta temporada. O clube já conta com mais de 30 atletas em treinamento no CT do Caju e ainda espera pelos titulares do ano passado e os novos reforços para o torneio internacional. Ontem, o clube apresentou o meia Magno e ainda recebeu o volante Evandro para um período de testes.
"O Atlético está me dando uma grande oportunidade e espero corresponder às expectativas", disse Magno, que chegou do modesto Santa Maria. Ele vem com contrato assinado até o final do ano e sabendo que passará por um "vestibular" para poder ganhar seu espaço. "O time é muito bom, mas eu vou trabalhar para poder ajudar", analisou.
Situação parecida vive o volante Evandro, 24 anos, que atuou o ano passado pelo San Lorenzo, da Argentina. Ele ficará no CT do Caju para ser avaliado pelo técnico Lio Evaristo e, se for aprovado, poderá ser contratado. O atleta iniciou sua carreira no Grêmio, passou pelo Paraná Clube e rodou pela Europa antes de ter atuado pouco tempo pelo clube argentino. Assim como ele, está o goleiro Mauro Machado, que era titular do Bolívar e deverá assinar contrato nos próximos dias para assumir a camisa 1 do rubro-negro no estadual.
Já a situação do meia Lima continua indefinida. O jogador admite que está estudando propostas de outros clubes, mas prefere ficar na Baixada. "Por enquanto, eu estou só treinando para manter a forma. Tenho propostas de fora e a definição deve sair na semana que vem, mas a minha vontade é de ficar no Atlético", revelou o jogador do Cruzeiro. A direção do clube ainda não quer confirmar, mas existe o interesse e as conversas estão adiantadas para a permanência de Mauro Machado e do próprio Lima.
Confirmando a permanência deles, o elenco do Atlético que está se preparando para o campeonato paranaense passa de 30 jogadores. Com a chegada dos titulares e mais os reforços para a Libertadores, essa soma passará de 40. Mesmo com dois grupos distintos, esse número deverá ser reduzido, pois vários atletas serão utilizados tanto no estadual quando no torneio da Conmebol.
Djalminha está louco pra disputar a Libertadores
São Paulo – O meia Djalminha, de 34 anos, não decidiu se continua jogando profissionalmente, mas deixou claro que sua motivação depende das propostas que receber. "Sei que não vou ganhar aqui o que ganhava na Europa, mas minha preocupação não é financeira. Quero um clube com bom projeto para 2005", declarou.
Por bom projeto, Djalminha deixou subentendido o seguinte: um clube que dispute a Libertadores e com uma boa estrutura (pague o salário em dia). "A Libertadores é um torneio que joguei poucas vezes e nunca conquistei. Além disso, no primeiro semestre, só há os campeonatos regionais. Não tenho dúvidas que a Libertadores é o torneio mais importante do primeiro semestre do ano", justificou.
Dos cinco clubes que disputam a Libertadores, quatro são paulistas: Santos, São Paulo, Santo André e Palmeiras. Djalminha admitiu que o futebol paulista, hoje, é um dos mais organizados do País. Dos quatro, Djalminha contou que só recebeu um contato do São Paulo, mas no ano passado. "Porém, eu já estava negociado com o América do México e não prosseguimos a conversa", explicou.
Djalminha contou que passou o mês de dezembro longe do futebol. "Tirei férias com a minha família. Não quis saber de nada relacionado ao futebol. Só agora estou analisando as propostas e vou decidir o que fazer. Acho que mais sete a dez dias, devo ter uma decisão definitiva", declarou.
A aposentadoria ainda é uma possibilidade. "Se não encontrar motivação, posso parar de jogar, mas nos últimos dias, sinto cada vez mais vontade de continuar. O corpo parece que pede mais exercício. Hoje, diria que a vontade de continuar jogando é maior", afirmou.
Há também a possibilidade de jogar no exterior. "Recebi algumas propostas interessantes, mas meu pensamento inicial era ficar no Brasil", concluiu.
