A festa pela classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo era como se fosse de campeão para a Costa Rica. Jogadores se abraçavam e vibravam com a vitória que assombrou o mundo contra a favorita Itália, pelo Grupo D da Copa do Mundo, o “grupo da morte”. Um fato curioso é que ao final da partida, sete jogadores da equipe caribenha tiveram que passar pelo exame antidoping, enquanto apenas três italianos foram escolhidos.

continua após a publicidade

“Me parece um pouco estranho, mas não podemos fazer nada a respeito. Não temos o que esconder. Vamos nos preparar bem para as oitavas. Talvez não creiam no que fizemos”, afirmou Bryan Ruiz, autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre a Itália. “Surpreende um pouco tudo isso, mas não podemos fazer nada a respeito”, completou. No intervalo do jogo, ainda alguns jogadores das duas equipes discutiram, mas foram rapidamente acalmados por outros companheiros.

O técnico Jorge Luiz Pinto deixou de lado toda a confusão e celebrou a conquista. “Estamos muito felizes por tudo e o gol veio em um momento oportuno. Esse é um momento histórico. Temos grandes jogadores, que são motivos de orgulho para o país. Queremos fazer mais e ganhar a próxima partida”, avisou o treinador.

Com o resultado, a Costa Rica já está classificada para as oitavas de final. A última vez que isso aconteceu foi na Copa de 1990, quando passaram em um grupo que tinha Brasil, Suécia e Escócia.

continua após a publicidade