A Costa Rica confirmou na noite desta terça-feira que aceitou o convite feito pela Conmebol e que vai disputar a Copa América, na Argentina, em substituição ao Japão, que abdicou do convite na segunda-feira. O país da América Central vai participar do campeonato sul-americano com uma equipe sub-23 reforçada de cinco jogadores do time principal.
“Tomamos a decisão de participar da Copa América e a partir do que nos disse a nossa confederação (Concacaf), que podemos ir com uma seleção sub-20, reforçada de cinco jogadores maiores de idade. Agora esperamos a decisão da comissão técnica para decidir quais atletas vão para a Argentina”, disse o presidente da Confederação Costarriquenha, Eduardo Li, em entrevista coletiva.
A necessidade de autorização da Concacaf se dá porque a seleção da Costa Rica já estará reunida em todo o mês de junho para a disputa da Copa Ouro, torneio continental que envolve países das Américas Central e do Norte e do Caribe. Depois, disputa a Copa América, que vai de 1.º a 24 de julho.
A Costa Rica entra na competição no grupo A, que tem Argentina, Bolívia e Colômbia, adversário da estreia, em 2 de julho, na cidade de San Salvador de Jujuy. “Não vamos apenas para participar, queremos também fazer um bom papel e para isso teremos que trabalhar com o melhor que tivermos à disposição para cumprirmos um papel decoroso”, completou o dirigente.
Esta será a quarta participação da Costa Rica na Copa América. Antes, o time jogou, também como convidado, as edições de 1997, 2001 e 2004.