O sueco Sven-Goran Eriksson, ex-treinador da seleção da Inglaterra, comandará a Costa do Marfim na Copa do Mundo da África do Sul, em junho. A equipe africana será o segundo adversário do Brasil na primeira fase da competição.
Em nota, a Federação Marfinense de Futebol (FIF, na sigla em francês) informou que Eriksson, de 62 anos, foi escolhido entre vários candidatos por ser “um treinador experiente, que já provou sua capacidade” e poderá mostrar uma “grande performance” na Copa do Mundo. A entidade não deixou claro se o técnico será mantido no cargo após o torneio.
Antes do anúncio deste domingo, o mais cotado para assumir o cargo era o holandês Guus Hiddink. Eriksson vai substituir o bósnio Vahid Halilhodzic, demitido depois da Copa Africana de Nações, disputada em janeiro. Halilhodzic chegou a exibir uma série de 23 vitórias consecutivas no comando do time.
Eriksson comandou a Inglaterra nos últimos dois Mundiais. O primeiro estrangeiro no cargo chegou às quartas de final em 2002 e 2006. Em seguida, ele treinou a equipe do México, a quem deveria comandar na Copa deste ano. No entanto, acabou demitido em abril de 2009 por causa da fraca campanha mexicana nas eliminatórias.
Antes de dirigir seleções, o sueco fez sucesso no comando da Lazio, entre 1997 e 2000. Ao todo, conquistou seis títulos, incluindo o Campeonato Italiano, a Copa da Itália e o vice-campeonato da Copa da Uefa (atual Liga Europa).