Foram quatro meses de uma corrida contra o tempo para tentar estar na Copa do Mundo no Brasil. Desde que rompeu o ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo no dia 22 de janeiro, em uma partida pelo Mônaco, Falcao Garcia se tratava para disputar seu primeiro Mundial. Nesta segunda-feira, porém, veio a notícia de que o esforço não foi suficiente.
Cortado da lista final do técnico José Pekerman, Falcao mostrou chateação na entrevista coletiva concedida na Argentina, onde o elenco colombiano se prepara para o Mundial. Depois, no Twitter, indicou que está orgulhoso do próprio trabalho. “Hoje só posso sorrir por ter tentado até o final”, escreveu ele, ao compartilhar uma foto sorrindo durante um treino da Colômbia.
Falcao vinha fazendo fisioterapia em Mônaco e se juntou há oito dias à seleção colombiana, que treina em um complexo esportivo e hoteleiro em Cardale, nos arredores de Buenos Aires. A evolução esperada nos últimos dias de tratamento, porém, não se confirmaram e ele acabou fora da lista final de Pekerman.
O centroavante, que trocou o Atlético de Madrid pelo Mônaco nesta temporada, fez nove gols pela Colombina nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Assim, foi fundamental para permitir ao seu país disputar um Mundial pela primeira vez desde 1998.