Cerca de 800 atletas profissionais e amadores de Curitiba abriram mão do descanso do Dia do Trabalho e acordaram cedo para participar da 8.ª Corrida Rústica do Trabalhador. A largada aconteceu na manhã de ontem, na praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico. Foram percorridos 10 quilômetros, passando pelo bairro Bacacheri e retornando à região central.
?A corrida é uma opção a mais de lazer neste feriado. Com ela, queremos mostrar que trabalho e qualidade de vida, conquistada através da prática de esportes, andam juntos. Nossa intenção é incentivar as pessoas a deixarem a preguiça de lado e se tornarem mais saudáveis?, disse o presidente da Força Trabalhista do Paraná e coordenador da corrida, Walter Cézar.
Entre os corredores, havia pessoas de todas as idades. Algumas eram veteranas no esporte. Outras se diziam iniciantes. ?É a primeira vez que participo desta corrida. Não tenho a intenção de ganhar, mas apenas de conseguir completar o percurso, seja no tempo que for. Isto, para mim, já é uma vitória?, contou a professora Olga Estela Macanhão, de 40 anos. Ela começou a praticar corridas há um ano e meio e costuma treinar três vezes por semana.
O microempresário Vilson Ferreira, de 52 anos, era um dos atletas mais antigos. Ele participou da 1.ª edição da corrida e pratica o esporte há 20 anos. ?Correr é bom para a mente e para o corpo. Corro 15 quilômetros todos os dias. Nunca fiquei doente e tenho muita disposição para realizar minhas atividades cotidianas.?
Melhorando a auto-estima
A 8.ª Corrida Rústica do Trabalhador teve dois destaques: Rosélio Aparecido Pereira, de 33 anos, e Ezequiel Eli Pinheiro da Rosa, de 36. Portadores de necessidades especiais, eles realizaram o percurso de 10 quilômetros em cadeiras de rodas, dando exemplo de força de vontade e sendo motivo de admiração. ?Participando da corrida, combatemos o preconceito e mostramos à sociedade que os cadeirantes são capazes de fazer muitas coisas. Utilizo cadeira de rodas desde 2003 e o esporte vem mudando minha vida. Melhora minha auto-estima e faz com que me sinta ainda mais capaz?, comentou Rosélio.
Os primeiros colocados, tanto gerais quanto nas categorias masculina e feminina, receberam prêmios em dinheiro, troféus e medalhas.