A etapa Vale do Ribeira, que acontecerá em Itaperuçu, no próximo dia 25, terá, além das dificuldades normais de uma prova de Corrida de Aventura, um elemento ainda desconhecido por todos os atletas, as costumeiras assombrações que rondam diversos lugares do município. Logo no início da prova os competidores passarão por uma trilha que era utilizada pelos Jesuítas para retirar ouro do Rio Açungui no século 17. Reza a lenda da região que certa vez um senhorio famoso teve sua carroça repleta de ouro quebrada pelo excesso de peso. Para assegurar que ninguém roubasse seu ouro enquanto se ausentava para buscar auxílio, o senhorio assassinou seus dois escravos e os enterrou junto com o ouro pra que guardassem sua fortuna dos seus inimigos. Acontece que na volta ao local ele acabou esquecendo o ponto exato, passando o resto de sua vida procurando o ouro. Há quem diga na região que até hoje o senhorio ronda as trilhas e caminhos desta localidade a procura do seu ouro.

continua após a publicidade

 

Outro ponto “assombrado” da competição será na modalidade de Caving (exploração de cavernas). A lenda deste local remete a uma jovem senhorita que prestes a seu casamento levou um fora do seu noivo. Envergonhada com esta situação se dirigiu à caverna para buscar abrigo. Como não carregou nenhuma iluminação, acabou se perdendo entre os salões e nunca mais foi encontrada. Hoje, quem entra na caverna, escuta em um dos seus salões um som semelhante a um chamado, o qual os moradores acreditam ser da “Noiva Fantasma”.

O último “ser do além” que os atletas enfrentarão será o “Trem Fantasma”. Em certo ponto da prova os atletas andarão por uma estrada de ferro abandonada onde há diversos relatos de aparição de um trem que some em meio ao nada quando ultrapassa quem ousa pisar em seus trilhos. Lendas a parte, a prova passará por locais de extrema beleza em Itaperuçu, na Região do Vale do Ribeira, próximo a 35km de Curitiba. Os desafios da etapa serão nas modalidades de orientação, trekking, ciclismo, caving, natação e técnicas verticais. As inscrições estarão abertas até o dia 17, podendo ser feitas pelo site oficial da competição www.extremaventura.com.br, em uma das lojas Território em Curitiba ou pelo portal Webventure.

continua após a publicidade

A etapa Itaperuçu tem o apoio da Território Mountain Shop e da Prefeitura Municipal de Itaperuçu, com colaboração da Camargo Advocacia. A realização é da Abide Associação Brasileira de Inclusão e Desenvolvimento ao Esporte com organização da Trade Sports. A supervisão e da Fecap Federação de Corridas de Aventura do Paraná.