A 6.ª Regional de Saúde, de União da Vitória, em parceria com a Associação de Ciclismo Vale do Iguaçu (ACVI), abriu inscrições para a X Corrida Ciclística Interestadual de Prevenção ao Tabagismo.

continua após a publicidade

O evento será no em 20 de setembro com circuito de 1.200 metros, no Parque Ambiental Ary Queiroz. A largada será às 13h30 e podem participar crianças a partir de 6 anos, jovens, adultos e portadores de necessidades especiais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) da região.

Com o tema “Fumar: um hábito. Parar: um desafio!”, a corrida pretende estimular as pessoas a pararem de fumar. “A mensagem não se restringe aos jovens, pois é um evento que mobiliza todas as faixas etárias, devendo também sensibilizar a população em geral sobre os malefícios do tabagismo” afirma a coordenadora da Seção de Atenção Primária da 6.ª Regional, Cleusa Rosane Passos Carneiro.

A campanha marca o Dia Nacional Antifumo (29 de agosto). Criada em 1986, a data tem o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensilibilização e mobilização, quanto aos danos, sociais políticos, econômicos e ambientais ocasionados pelo tabaco.

continua após a publicidade

Realizado pela última vez em 2007, a corrida reuniu cerca de 145 pessoas, divididas nas categorias: pré-juvenil masculino, juvenil masculino, júnior masculino, feminino livre, sub-30 masculino e máster masculino e especial (portadores de necessidades especiais). Para 2009, a coordenação pretende superar esse número, e premiará os vencedores com bicicletas, camisetas, troféus e medalhas.

As inscrições podem ser feitas até 18 de setembro na Bicicletaria Imperial, ST Cicles ou na 6.ª Regional de Saúde. Os participantes devem levar dois quilos de alimentos não-perecíveis que serão entregues a Rede Feminina de Câncer.

continua após a publicidade

Dados do Ministério da Saúde apontam que 200 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência das doenças associadas ao tabagismo, sendo mais de 50 doenças associadas ao tabaco. Dados do Instituto de Câncer (Inca) apontam que, no Brasil, sete pessoas morrem por dia em decorrência do tabagismo passivo.

De acordo com a responsável pela Divisão de Risco Cardiovascular da Secretaria da Saúde, Iludia Rosalinski, em 2005, os custos totais do Sistema Único de Saúde atribuídos ao tabagismo, como hospitalizações por câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, somaram R$ 338 milhões.

Serviço:
Data: 20/09/09 – domingo
Horário: 13h
Local: Parque Ambiental Ary Queiroz
Inscrições: até 27/08/2009 – Bicicletaria Imperial, St Cicles e 6.ª Regional de Saúde (das 13h30 18h).