A nota enviada anteriormente continha um erro no primeiro parágrafo. O título foi conquistado na noite de quarta-feira. Segue a versão corrigida:

continua após a publicidade

O Mogi das Cruzes/Helbor manteve a hegemonia do Brasil nas competições sul-americanas de basquete interclubes e, na noite de quarta-feira, conquistou o título da Liga Sul-Americana. A decisão aconteceu na Argentina, na casa do Bahia Basket, onde o Mogi venceu por 84 a 81 e fechou a série final em 3 a 0, após duas vitórias em casa, no interior de São Paulo.

continua após a publicidade

O título é o maior da curta história do Mogi das Cruzes Basquete e o segundo conquistado pela equipe na atual temporada. Antes, o time, comandado pelo técnico Guerrinha, havia vencido do Bauru para se sagrar campeão paulista.

continua após a publicidade

O ala-pivô Tyrone Curnell foi o cestinha do jogo, com 23 pontos e nove rebotes, seguido pelo ala Shamell, com 21 pontos, o pivô Caio Torres e o ala Jimmy, ambos com 14 pontos, e o armador Larry Taylor, com 12. Shamell e Curnell são norte-americanos, assim como Larry, naturalizado brasileiro.

“Eu acho que uma cidade que abraça o basquete merece esse título. Foi muito legal. Os títulos não vieram nos meus dois primeiros anos. Não é quando você quer. É preciso ter paciência e continuar trabalhando até chegar o seu momento. Agora chegou a nossa hora de gritar para todo mundo: somos campeões paulista 2016 e sul-americano invicto”, comentou Shamell, eleito o MVP do torneio.

O título, porém, não tem o gosto doce que poderia ter. A punição imposta pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) à confederação brasileira (CBB) impede que os clubes brasileiros entrem em competições internacionais. Assim, mesmo vencendo a Liga Sul-Americana, o Mogi não pode jogar a Liga das Américas, equivalente da Copa Libertadores no basquete. Flamengo e Bauru, campeão e vice do NBB na temporada passada, também foram excluídos do torneio.

Dos últimos oito torneios organizados pela Fiba Américas, o Brasil levou sete. Brasília (2013 e 2015) e Bauru (2014) ganharam a Liga Sul-Americana, enquanto que Pinheiros (2013), Flamengo (2014) e Bauru (2015) levaram a melhor na Liga das Américas. Esse ano, o campeão foi o Guaros de Lara, da Venezuela, vencendo em casa um quadrangular com Bauru (segundo), Mogi (terceiro) e Flamengo (quarto).