Com os dois gols marcados sobre o Náutico na quarta-feira passada, o atacante Leonardo pode começar a reverter a má fase do ataque do Coritiba. Até aqui, o Coxa marcou 94 gols na temporada, mas o setor ofensivo foi responsável por apenas 27. Um número muito próximo da defesa, que já fez 21. Tanto que o artilheiro da equipe no ano é o zagueiro Emerson, com 11 gols, enquanto o matador no Brasileirão é o também zagueiro Pereira, com 3. Na lista de artilheiros, seguem os meio-campistas Lincoln, com 10 gols, e Éverton Ribeiro, com 9. Somente depois é que vem um atacante: Anderson Aquino, que marcou 8 vezes, o que mostra uma certa inoperância dos candidatos a matadores.
A prova disto é que, com apenas quatro partidas pelo Alviverde em 2012, Leonardo foi o terceiro atacante a balançar as redes duas vezes no mesmo jogo este ano. Antes dele, Anderson Aquino, na vitória por 2 x 0 sobre o Nacional-AM, e Éverton Costa, na goleada por 4 x 1 sobre o Vitória, haviam conseguido tal feito.
A falta de opções para a camisa 9 levou o técnico Marcelo Oliveira a testar vários jogadores na posição mais carente do elenco. O primeiro foi Marcel, que fez apenas 5 gols. Depois, foi a vez de Caio Vinícius, que marcou duas vezes e já deixou o time. O último foi Éverton Costa, que balançou as redes quatro vezes e foi duramente criticado pelas baixas atuações.
Além deles, o outro atacante que marcou gols esse ano foi Roberto, mas que, ao contrário dos demais companheiros, praticamente não atuou como o homem de referência, e ainda assim mandou a bola para as redes em seis oportunidades.
Por diversas vezes, a diretoria declarou ter total confiança em Leonardo e em Keirrison, em fase final de recuperação da lesão no joelho. Ainda é cedo para saber se os dois realmente são a solução, mas a primeira impressão já serviu, ao menos, para acalmar a pressão na busca de um matador.