Volta por cima

Vitória na Sul-Americana pode embalar o Coxa no Brasileirão

Coritiba vem atravessando o melhor momento na temporada e quer aliar boa fase nas duas competições. Foto: Hugo Harada

Apesar de estar ainda muito perto da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Coritiba nunca viveu dias tão calmos na atual temporada como agora. Em evolução e sem perder há quatro rodadas na competição nacional, o time coxa-branca confirmou seu bom momento ao vencer o Vitória por 1×0, quarta-feira, no Couto Pereira, e conquistou sua classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Assim, o Verdão vai ainda mais confiante para os próximos compromissos pelo Brasileirão, onde enfrenta equipes que estão brigando na parte de cima da classificação.

O time alviverde está provando em campo, com atuações seguras e competitivas, que está evoluindo sob o comando do técnico Paulo César Carpegiani. Foram seis jogos com o novo treinador, entre Brasileirão e Sul-Americana, com aproveitamento de 61%, ou seja, o Verdão tem, com o técnico, campanha de time que brigaria pelo G4 da competição nacional. O Flamengo, vice-líder, soma 60% de rendimento.

Mesmo com essa boa campanha, o Coritiba ainda está próximo da zona de rebaixamento e isso não permite que o treinador faça projeções da sequência da temporada. Isto porque o Verdão, antes dos compromissos contra Estudiantes ou Belgrano, pela Sul-Americana, no final deste mês, fará quatro partidas pelo Campeonato Brasileiro.

“O futebol está muito parelho. Não tenho muito que lamentar. O binóculo ainda está curto. Nem sei os próximos jogos, se são quatro antes da Sul-Americana. Sei que o próximo jogo em casa é o Grêmio e temos obrigação de vencer. O binóculo ainda é curto em função da dificuldade que o campeonato proporciona. São quatro jogos pelo Brasileiro, dois fora e dois em casa, com oito pontos. Estamos ali junto com quase todo mundo. É um campeonato muito difícil”, apontou Carpegiani.

Autor do gol da vitória e da classificação diante do Vitória, o atacante Iago, por outro lado, admitiu que se o Coxa, nesses quatro próximos compromissos pelo Brasileirão conseguir bons resultados, jogará com mais tranquilidade na Copa Sul-Americana.

“Acho que o time indo bem no Campeonato Brasileiro vai com mais tranquilidade e calma jogar a Sul-Americana, pois na situação que o time está, se estiver na zona de rebaixamento ou brigando ali, vai com a cabeça um pouco assim e não tem como não estar. Agora é priorizar o Brasileiro e focar para que, no próximo jogo da Sul-Americana, a gente esteja bem tranquilo para enfrentar nosso próximo adversário”, emendou o camisa 7.

Iago ressaltou ainda que o Coxa, depois de conquistar a classificação no torneio continental, vai ainda mais confiante para o duelo contra o Grêmio, quarta-feira (7), no Couto Pereira.

“Com certeza vamos. Nos últimos jogos a gente teve uma evolução muito grande. A gente está no Brasileiro sem perder há alguns jogos e conseguimos a classificação na Sul-Americana. A vitória é sempre bem-vinda e sempre levanta a auto estima. O astral é outro e, então, é muito bom”, finalizou ele.