A vitória por 1×0 diante do Santa Cruz, na uarta-feira (16), no Couto Pereira, deixou o Coritiba muito perto de afastar de vez qualquer risco de rebaixamento para a Série B. Com 45 pontos, número considerado mágico para escapar da degola, o Verdão diminuiu seu risco de rebaixamento de 7% para apenas 2%, segundo o site especializado Infobola, do matemático Tristão Garcia.

continua após a publicidade

Dos times que lutam diretamente contra a degola, O Coxa foi o único a vencer até aqui. Assim, a diferença do Verdão para o Internacional, primeiro time da zona de rebaixamento, é atualmente de sete pontos, mas o Colorado joga nesta quinta-feira (17), às 21h, em Porto Alegre, diante da Ponte Preta. O Vitória, que tem um ponto a mais que os gaúchos e está fora da ZR, também joga nesta quinta, só que terá um compromisso muito mais complicado diante do Santos, na Vila Belmiro.

O técnico Paulo César Carpegiani evitou o clima de euforia e afirmou que a luta do Coritiba contra o rebaixamento ainda não acabou. O treinador foca agora em buscar pontos no domingo (20), diante do Flamengo, no Rio de Janeiro.

“O campeonato ainda não terminou. Pode terminar se os adversários amanhã (quinta-feira) tornarem as coisas mais fáceis. Mas independente disso, a turma ali que tem os 42, 43 pontos, tem três rodadas. Frisei a eles que nós aspiramos coisas maiores na competição. No domingo queremos buscar o resultado e assim sucessivamente. Independente do adversário e da nossa posição, não temos condições de fazer qualquer tipo de relaxamento”, declarou ele.

continua após a publicidade

Em um cenário totalmente favorável, se Internacional e Vitória tropeçarem, o Coxa estará praticamente livre da degola, já que vão faltar apenas três rodadas para o final do Brasileirão. A rodada marcou também os rebaixamentos de América-MG e Santa Cruz para a Segunda Divisão. O Figueirense, que empatou em casa contra o Corinthians, chegou aos 34 pontos e dificilmente escapará.