A diretoria do Coritiba parece mesmo estar em descrédito com os jogadores. As ostensivas declarações do meia Alex sobre o fracassado planejamento do clube, logo após a vitória sobre o São Paulo, encorajou outros atletas a também manifestar todo o seu descontentamento. As críticas, mais uma vez, foram direcionadas ao presidente Vilson Ribeiro de Andrade. ‘Aqui ninguém é vagabundo, e todos temos família pra cuidar e zelar e também temos vergonha na cara. Valeu coxa doido!!!!!’, desabafou o volante Willian, através do Twitter.
A desavença com a alta cúpula diretiva do Coritiba foi desencadeada com uma polêmica declaração do presidente Vilson Ribeiro de Andrade. Insatisfeito com a derrocada do time no Brasileiro, o dirigente esbravejou que ‘os grandes responsáveis (pelo então iminente rebaixamento) são esses jogadores que estão aí (sic). Agora eles têm a oportunidade em três jogos de mostrar para a torcida e a todos que eles têm vergonha na cara, que são jogadores que o talento que os trouxe aqui existe para alcançar o objetivo. É isso que espero. Dedicação total deles, pois tudo que a diretoria podia fazer, a diretoria fez para eles’.
Outro jogador que também ficou na bronca foi o goleiro Vaná, que defendeu a meta coxa-branca na partida contra o São Paulo. Ainda no calor do jogo, ele publicou em sua conta pessoal no Instagram os dizeres ‘Obrigado meu Deus! Só Tu sabe o que passamos nesses últimos jogos! Obrigado por honrar esse grupo de HOMENS que tem VERGONHA NA CARA! #coxanoseudevidolugar (sic)’. Na mesma publicação, o goleiro enfatizou a mensagem à Vilson Ribeiro de Andrade. ‘Não estou aqui falando que esse ano foi maravilhoso pra gente, o que estou também querendo dizer é que é bem mais fácil colocar a culpa apenas de um lado, não acha?’, completou.
Salários atrasados
Cobrado diretamente pela falta de resultados do time, que culminou com a luta contra o rebaixamento até a última rodada do Brasileiro, assim como o grau de comprometimento do elenco, o volante Willian chegou a discutir com torcedores. Em uma das respostas, expôs um suposto atraso nos salários. ‘Não só percebemos (que o problema seria o atraso nos pagamentos) como estamos sentindo até hoje. (…) Você trabalha de graça? Então meu amigo, eu to trabalhando mal ou bem, mas to trabalhando’, escreveu Willian. Não é a primeira vez que a situação financeira do clube é colocada em pauta. Em junho Felipe Carrilho, empresário do atacante Deivid, enviou nota à imprensa divulgando a falta de pagamento de seis parcelas no direito de imagem do jogador.
Desprestigiado com o grupo, e após visivelmente perder as rédeas no planejamento da temporada, Vilson Ribeiro de Andrade tratou de colocar panos quentes sobre as cobranças. Minimizando as críticas, o presidente respondeu somente o desabafo do meia Alex, com quem afirma que terá uma conversa ‘olho no olho’. ‘O que o Alex falou evidentemente vou conversar com ele pessoalmente. Não sou homem de falar por microfones, sou homem de olhar nos olhos. Grande parte do acerto quem fez com ele foi o Felipe (Ximenes), e provavelmente ele esperasse um time mais qualificado, talvez fosse isso. Mas vamos conversar, eu sou um homem de personalidade forte, mas aberto ao diálogo’, disse Vilson Ribeiro de Andrade.