A classificação suada para as oitavas de final da Copa do Brasil, sobretudo da forma como foi pode ser o que o Coritiba precisava para trilhar um novo rumo na temporada. O técnico Ney Franco espera que a passagem de fase na competição nacional dê mais confiança ao time e que o grupo inicie uma nova jornada dentro do Campeonato Brasileiro, a começar pelo confronto contra o Corinthians, domingo, às 16h, no Couto Pereira.

continua após a publicidade

“A gente fala no futebol que a palavra chave é confiança. Uma classificação como essa, da forma que foi, vai criando uma bolinha de neve e faz crescer o lado positivo e dá mais credibilidade aos jogadores. Isso pode fazer com que a gente comece domingo, contra o Corinthians, uma nova jornada dentro do Campeonato Brasileiro e por isso precisamos do nosso torcedor”, pontuou ele.

O time coxa-branca que vai enfrentar o Corinthians deverá ser muito diferente daquele que atuou em Campinas. O treinador terá a volta de jogadores importantes como o goleiro Wilson, o meia Esquerdinha e o atacante Marcos Aurélio, que não puderam atuar por já terem jogado a Copa do Brasil por outros clubes. O armador Lúcio Flávio, que não jogou pelo mesmo problema, também não enfrenta o Corinthians por estar suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Time

Assim, o setor de criação deverá ser formado por Thiago Galhardo e Esquerdinha. Há a expectativa de que Ruy fique à disposição, mas Ney Franco admite que a possibilidade é muito difícil. “A expectativa é de que o Ruy ganhe condição de jogo só contra o Goiás. Não quero definir nada agora e o time que enfrenta o Corinthians será definido somente no sábado”, informou.

continua após a publicidade

O treinador ganhou uma opção interessante para o setor defensivo. O zagueiro Rafael Marques, que teve a sua situação regularizada junto à CBF, está à disposição. Se for titular, Leandro Silva pode deixar a equipe. No ataque, com a volta de Marcos Aurélio, Giva voltará para o banco de reservas e Rafhael Lucas deverá ser mantido para atuar mais adiantado.

Meta

Até o final do primeiro turno do Brasileirão, o Coritiba, na penúltima colocação, terá três partidas para fazer dentro de casa e, segundo o técnico Ney Franco, a meta é terminar a primeira metade da competição fora da zona de rebaixamento. Para isso, o treinador projeta vitórias nos duelos contra Corinthians, Goiás e Palmeiras, que estão marcados para o Couto Pereira.

continua após a publicidade

“É um momento importante. Faltando cinco rodadas, temos o objetivo de terminar o primeiro turno fora da zona de rebaixamento e, para isso, precisamos de três vitórias e ter a competência de continuar somando pontos fora, da forma que fez contra Atlético e Figueirense. Temos que terminar o turno fora da zona de rebaixamento para, no segundo turno, escapar e ficar o mais longe possível dessa posição incômoda”, cravou o comandante alviverde.

Chegou a hora! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!