Depois de uma temporada de vacas magras, 2009 tem tudo para ser um ano competitivo quando a bola rolar no Estado. O Coritiba completa 100 anos de história e para comemorar data tão importante ambiciona títulos.
O Atlético tem como trunfo uma nova diretoria, que prometeu prioridade e investimentos no futebol. Inclusive o presidente do clube, Marcos Malucelli, já afirmou que quer colocar água no chope na comemoração do centenário do maior rival. E para isso, o primeiro passo será a conquista do Campeonato Paranaense. O Paraná Clube, por sua vez, quer voltar a se destacar e isso começaria com a reconquista da hegemonia no Estado.
Com a rivalidade acirrada entre o trio de ferro, a competição estadual é o ponto de partida para que os times mostrem a sua força. E a contagem regressiva para isso já foi dada. Daqui a um mês, tem início o Campeonato Paranaense. Na rodada inaugural, em 24 de janeiro, o Tricolor joga fora de casa contra o J. Malucelli, no Janguitão. Já a dupla Atletiba estréia no dia seguinte. O Coritiba com o apoio de seu torcedor enfrenta o Iraty enquanto o Atlético viaja ao litoral para encarar o Rio Branco, em Paranaguá.
Preparação
Para a competição estadual, dentre o trio da capital, o Paraná Clube é o time que mais reformulou o elenco. São 11 contratações nas mais diversas posições. Mas o Tricolor não sairá da estaca zero na preparação. Com o elenco praticamente fechado e a manutenção da comissão técnica, o técnico Paulo Comelli terá todo o período da pré-temporada para moldar o grupo ao seu estilo. Com a vinda de reforços, espera-se dar força a alguns setores que deixaram a desejar durante a disputa da Série B do Brasileirão.
O Furacão aposta na manutenção da base de 2008 e a qualificação do elenco para voltar a erguer um caneco estadual, fato que não acontece desde 2005. A diretoria quer trabalhar com um elenco mais enxuto – cerca de 30 atletas – e deve manter entre 70 e 80% do time que disputou a reta final do Brasileirão. A comissão técnica, com o comando de Geninho, foi mantida e é aguardada a presença de pelo menos cinco reforços até o dia da reapresentação do grupo no CT do Caju, em 7 de janeiro.
Allan Costa Pinto |
---|
Ferreira: Atlético vai apostar no entrosamento e no carisma de Geninho. |
Até o momento, nenhuma contratação foi anunciada no Rubro-Negro. Apenas três jogadores que estavam com o contrato para encerrar ou próximo disso renovaram seus vínculos com o Furacão. Com a estrutura montada e um bom período para treinar, o Atlético aposta na força do seu conjunto para brilhar.
Já o Coritiba é a equipe que deverá encontrar as maiores dificuldades neste início de temporada. Contratou uma nova comissão técnica (Ivo Wortmann) e tem problemas a serem equacionados como a perda de jogadores importantes (como o zagueiro Maurício), a possível saída de seus principais atletas ainda no primeiro trimestre de 2009 – o goleador Keirrison, os meias Carlinhos Paraíba e Marlos e o lateral Ricardinho -, além da renovação de contratos.
Para comemorar os 100 anos do clube, dirigentes planejam montar um time forte e competitivo. Porém, nesses 20 dias de recesso da bola, nenhum nome de peso assinou com o Coxa. Quatro jogadores já foram anunciados, mas não empolgaram o torcedor.
Dentre os clubes da capital, o Alviverde é o que vive o momento mais tenso atualmente. Necessita montar um bom time que carregará consigo a responsabilidade de vencer em razão do centenário. E isso num curto espaço de tempo e com jogadores e comissão t&,eacute;cnica que pouco se conhecem.
Devido às dificuldades em contratar, jovens valores também podem se transformar na aposta coxa nesse início de temporada.