O técnico Marcelo Oliveira vestiu ontem pela primeira vez o uniforme do Coritiba e garante que não sentirá a responsabilidade de comandar um time que terminou em alta a temporada passada.

continua após a publicidade

Apesar de ter sido contratado em meados de novembro para substituir Ney Franco, ele passou a maior parte do tempo apenas analisando o planejamento e sugerindo nomes de reforços.

Agora, ele arregaça as mangas e começa a moldar um novo Alviverde para buscar o bicampeonato no Paranaense e buscar voos mais altos na Copa do Brasil e também na Série A.

“O futebol é sempre uma responsabilidade e um desafio grandes, e sempre tem pressão e cobrança. Se não for assim não é clube de futebol”, avalia o treinador coxa.

continua após a publicidade

Para ele, é até bom que seja assim e que ele pegue um time praticamente formado. “Porque já há uma referência de qualidade, de estrutura. Me sinto muito à vontade e sei que temos que trabalhar intensamente com alegria, às vezes com sacrifício e esforço, mas para buscar resultados bons porque essa é a história do Coritiba, de conquistas e de grandes vitórias”, aponta Marcelo.

E para isso ele vestiu ontem a camisa do Coritiba e começou o trabalho da montagem da equipe. “Mesmo nas férias na minha cabeça venho moldando e até modificando (o time) com a presença de um ou outro jogador, mas o importante é defender bem e atacar com muitos jogadores”, adianta, sem revelar esquemas táticos.

continua após a publicidade

“A distribuição no campo, numérica, importa menos. De acordo com os melhores jogadores que a gente tem vamos estabelecer o melhor sistema”, avisa o treinador. Mas ele deve manter o 4-2-3-1 de Ney ou mesmo usar o tradicional 4-4-2.

Para tanto, antes da estreia no dia 16 contra o Operário, o time procura um adversário para realizar um amistoso em Foz do Iguaçu, no dia 12. E essa preparação, como será?

“Em Foz vamos treinar um período físico e outro com bola para incrementar o trabalho tático e com o privilégio de trazer do time (do ano passado) uma bola parada, um escanteio que já vinham sendo usados na temporada passada”, completa Marcelo.

Agenda

O Coritiba treina hoje em dois períodos no CT da Graciosa e repete a dose amanhã pela manhã. Depois, o time almoça e já embarca para Foz do Iguaçu, onde passará dez dias em pré-temporada.

Hoje à noite, o pessoal de apoio segue viagem para a tríplice fronteira. No retorno, a delegação segue direto para Ponta Grossa no dia 15 onde se concentra para a estreia no Estadual contra o Operário.

Programação

Além de treinamentos físicos e com bola, o clube pretende realizar atividades recreativas com o elenco como visitas às cataratas e também compras em Cidade do Leste, no Paraguai, e em Porto Iguaçu, do lado argentino.