Torcedores do Coritiba criaram um site para protestar contra a severa punição imposta ao clube pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Em pouco mais de dois dias na internet, o http://www.euapoioo coritiba.com.br contou com mais de 1 mil e 400 assinaturas.
O site foi criado pelo programador de sistemas Eduardo Hutten e conta com apoio de diversos segmentos da torcida coxa-branca. De acordo com Luiz Carlos Betenheuser Jr, 40 anos, um dos apoiadores da campanha pacífica, a intenção é cobrar que a justiça seja feita de uma maneira onde as pessoas entendam “quais as regras do jogo”. “Queremos punição com critérios. Quem errou que aprenda com a lei”, disse, lamentando a perda de 30 mandos de jogo e multa de R$610 mil em primeira instância.
Betenheuser afirma que a procuradoria do STJD está “advogando” em nome da torcida do Fluminense. “Simplesmente pegaram o Coritiba pra Cristo, sem levar em conta que houve invasão da torcida adversária. As imagens mostram claramente que não quiseram se defender. Aliás, quem deveria fazer a defesa dos tricolores são advogados do clube, não o STJD”, diz ele, em contestação às palavras do procurador Paulo Schmitt, que durante a semana afirmou que torcedores do Flu invadiram o gramado do Couto Pereira para se defender.
Cobra-se também do STJD punição aos gestores do clube e não ao Coritiba como instituição. “A pena é tão exagerada que vai acabar com o time e não com o problema de violência no futebol. Chegou a hora da sociedade também se posicionar coletivamente sobre o assunto”, diz Luiz Carlos.
O movimento de apoio ao Coritiba pretende encaminhar assinaturas eletrônicas colhidas no site para diversos setores representativos antes da realização do julgamento no pleno do STJD, que deve ocorrer entre janeiro e fevereiro de 2010.