Três dias após ter vencido (3 a 1) o Paraná Clube, na saideira da Segundona, o Santo André, um dos quatro times que subiu para a Série A, a 1.ª divisão do Brasileiro de 2009 começou a estruturar a sua próxima temporada.
A primeira medida foi trazer o ex-jogador e comentarista esportivo Muller, para ser um novo dirigente do clube. Muller assumiria a diretoria de futebol do Ramalhão.
Outro trabalho que vem sendo costurado pelo presidente do Santo André, Celso Luiz de Almeida, é manter o atual Sérgio Prado, gerente de futebol, o homem forte do time paulista.
Passaria por ele também outra negociação, a renovação do contrato do treinador Sérgio Soares, considerado um dos principais responsáveis pela ascensão do time para a elite do futebol brasileiro.
O treinador poderia ser uma das opções do Coritiba para o lugar de Dorival Junior. As equipes do Santos e Ponte Preta também estariam avaliando a possibilidade de ter Sérgio Soares para 2009.
“Não recebi nenhuma proposta oficial dos clubes que você citou. Soube apenas através da imprensa, e de comentários de amigos que poderia haver essa possibilidade”, disse ontem por telefone à reportagem da Tribuna, o treinador que tinha acabado de sair de uma reunião com a diretoria do Ramalhão. “Inverti os papéis. Primeiro estou discutindo o planejamento para o próximo ano, e saber dos dirigentes aonde eles pretendem chegar. Não adianta conversar antes sobre valores e tempo de contrato, se a opção de trabalho do clube for em outro sentido”, disse Sérgio Soares. A definição da renovação do contrato do técnico deve acontecer até 5.ª-feira.
Entre as propostas que estão sendo discutidas entre o treinador e a diretoria do Santo André sobre o planejamento para o próximo Brasileirão, estaria a manutenção dos principais jogadores do time que chegou à segunda melhor campanha da Segundona.
Porém, a blindagem em alguns atletas se mostra complicada. É o caso do meia Jefferson, vice-artilheiro do time na Segundona com 12 gols. O jogador confirmou que recebeu uma proposta do Santos, e deve se transferir para atuar no Peixe no próximo ano.
O atacante Élton, ex-Iraty e Coritiba, que marcou dois gols em cima do Paraná no último jogo, terminando o campeonato com 10 gols, também estaria sendo assediado por outro clubes.
Mas, se alguns dos principais jogadores estariam de saída, outros como o experiente Marcelinho Carioca acenou com a possibilidade de ficar para o próximo Brasileirão.