E continua a guerra entre Kléber e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Depois das críticas feitas pelo Gladiador ao tribunal na semana passada, a Procuradoria do STJD denunciou o capitão do Coritiba, que irá a julgamento já nesta sexta-feira (15). E ele corre o risco de pegar mais seis jogos de gancho – depois de ter cumprido onze pela expulsão no jogo contra o Bahia.
Kléber pegou pesado na entrevista coletiva pré-Atletiba. Sem papas na língua, relatou o que teria visto no dia de seu julgamento – e atacou diretamente os auditores. “Me senti injustiçado, me pegaram para exemplo e foi ridículo o que fizeram. Eu estive lá no STJD e vi e ouvi coisas vergonhosas. Quem tiver a oportunidade de ir lá, dá até vergonha de estar lá”, atirou o Gladiador.
O capitão alviverde reclamou da conduta dos auditores durante o julgamento. “O seu advogado fala o tempo todo e os caras ficam no celular e nem prestam atenção no que ele fala, náo dá nem vontade de mandar advogado”, afirmou. E ainda acusou o STJD de ser parcial. “Ouvi um cara dizer que, para um time, não vou citar o time, não ia punir o clube porque estava brigando pelo título”.
O Gladiador também comparou o caso de sua suspensão com a do Vasco, punido pelas brigas no clássico diante do Flamengo, que terminaram com a morte de uma pessoa. “Se você está num time a punição é uma. Você vê um cara morrer no estádio, crianças no colo de um pai e o clube toma seis jogos e eu tomo 11. Isso é bem cara de Brasil”.
Reação
Por tudo que falou, o Coritiba já esperava a reação do STJD. Que veio nesta terça (12) com a denúncia em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. No primeiro, o 191 (descumprir o Regulamento Geral das Competições da CBF, que diz que “declarações antidesportivas e as que venham a macular a imagem da competição ou da CBF” deverão ser punidas), a pena seria de multa de R$ 100 a R$ 10 mil.
Mas Kléber também foi denunciado no artigo 258, que trata de “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”, que tem como pena a suspensão de uma a seis partidas. Na sexta, o Gladiador será julgado pela quinta comissão disciplinar – a primeira instância do STJD. A decisão tomada poderá ser revista pelo Pleno do tribunal.