STJD define hoje o futuro do alviverde

É hoje. A partir das 13h, começa o trabalho do Pleno (a composição principal) do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro. E entre os temas do dia, está o julgamento do recurso do Coritiba.

É, portanto, a decisão do futuro alviverde na Série B -e, embutido nisso, o próprio perfil financeiro do clube para o restante da temporada. A história começou em 6 de dezembro de 2009, quando o Coxa foi rebaixado após o empate com o Fluminense.

Torcedores invadiram o campo e promoveram uma batalha com policiais, jogadores dos dois times e funcionários do clube carioca. De pronto o Couto Pereira foi interditado, e a Procuradoria do STJD, liderada pelo paranaense Paulo Schmitt, pediu uma punição severa, acatada em 1ª instância – 30 mandos de campo, multa de R$ 610 mil e interdição do Couto.

A decisão chocou os alviverdes e provocou reação, por conta da extravagância do pedido de Schmitt (que triplicou a pena máxima apontada pela lei). Rapidamente o Coxa entrou com recurso.

O trâmite foi longo e arrastado até a marcação do julgamento para hoje. Apesar do tempo, o grupo de advogados do Cori -são mais de dez – não deve mudar a linha de defesa, que foi criticada por outros advogados.

Para reforçar, o clube foi atrás do apoio da imprensa e dos políticos locais – para combater o que se considera um “linchamento público” do clube, principalmente no Rio de Janeiro.

Nesta semana, a diretoria foi à Câmara dos Vereadores de Curitiba e à Assembleia Legislativa, além de manter contato com senadores e deputados federais paranaenses. Tudo para criar uma pressão “favorável’, contrastando com a força da opinião externa.

Buscando a absolvição, o Cori pode se contentar com uma redução da pena. Haveria uma tendência, já veiculada na imprensa carioca, da queda da punição para dez jogos de perda de mando e R$ 210 mil de multa – o que está previsto no CBJD para casos como aquele.

A manutenção da pena seria um duríssimo golpe para o Coxa, que não só jogaria toda a Série B longe do Couto Pereira, como também outras onze partidas fora de casa em 2011, na divisão que for.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna