As cinco rodadas consecutivas que Atlético, Coritiba e Paraná Clube não vencem no Campeonato Brasileiro já entrou para a história do futebol paranaense. É a primeira vez que o Trio de Ferro fica tanto tempo junto sem saber o que é ganhar uma partida na era dos pontos corridos da competição. Número que só não é pior graças às vitórias rubro-negra e paranista na primeira rodada.
A marca negativa superou a edição de 2005, quando Furacão, Coxa e Tricolor passaram quatro rodadas (entre a 23ª e 26ª) sem somar três pontos. Na época os três ainda estavam na Série A e em doze jogos somaram apenas quatro pontos, com quatro empates e oito derrotas. Na questão de pontos, ao menos em 2014 o número não é pior, uma vez que foram oito pontos somados nestas cinco rodadas. Se desconsiderar os confrontos do meio de semana, nas quatro rodadas anteriores foram seis pontos, com seis empates e seis derrotas.
Além destas duas temporadas, 2004, 2008 e 2009 também tiveram momentos complicados para o trio, que chegou a ficar, juntos, três rodadas seguidas sem ganhar.
Mesmo assim, a marca, apesar de ruim, é algo raro para os times locais, uma vez que demorou doze edições do Brasileirão em pontos corridos para isto acontecer. No entanto, vale ressaltar que em 2011 este número poderia ter sido alcançado, e de maneira até pior.
Na ocasião, a dupla atletiba, na Série A, só conseguiu uma vitória nas seis primeiras rodadas (5×1 do Coritiba em cima do Vasco), com mais dois empates e nada menos do que nove derrotas. Só que, no mesmo número de partidas, o time paranista teve um bom desempenho e ‘mascarou’ o começo ruim. Na Série B, o Paraná conquistou três vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Resultados
Nos cinco anos de sequência negativa do trio, em três deles o resultado final foi ruim para algúem. Em 2005, 2009 e 2011 uma equipe acabou sendo rebaixada (o Coritiba nas duas primeiras e o Atlético na última).
Já em 2004, apesar da sequência ruim, o Furacão terminou como vice-campeão brasileiro, enquanto Coxa e Paraná ficaram na zona morta da tabela.
Por fim, em 2008, a tranquilidade só veio no final. O Alviverde mais uma vez ficou no meio da tabela, sem brigar por nada, mas o Rubro-Negro só se livrou do rebaixamento ao vencer o Flamengo por 5×3, na última rodada, na Arena da Baixada.