Diante de um mercado restrito e inflacionado, o Coritiba concentra as suas forças para um acerto definitivo com o atacante André Lima. Recuperado clinicamente e treinando normalmente no clube, o jogador depende apenas de um sinal verde da Fifa para poder assinar com o Verdão. Em litígio com o Beijing Guoan, da China (clube detentor de seus direitos federativos), o atacante tenta voltar aos gramados após quase um ano se recuperando de uma delicada cirurgia no joelho esquerdo.
André Lima chegou ao Coritiba em abril. Desde então, treinou firme para recuperar a melhor condição física e passou por uma série de exames – inclusive em São Paulo – para um diagnóstico preciso sobre a sua recuperação. O atacante se lesionou num jogo frente ao próprio Coritiba, no Couto Pereira, quando estreava pelo Vitória. Ele sofreu uma fratura de plantal tibial, articulação do joelho. A cirurgia, realizada em agosto, em Salvador, foi bem sucedida, com a retirada de parte do osso da bacia para que a parte óssea da articulação fosse refeita.
O próprio Celso Roth nunca escondeu o desejo de contar com o atacante no grupo. Porém, sabia que o processo seria cheio de obstáculos, pois até o futuro de André Lima, como jogador de futebol, chegou a ser questionado. ‘Felizmente, os exames complementares mostram que ele está plenamente recuperado e apto a voltar a jogar’, disse o presidente Vilson Ribeiro de Andrade, no mês passado. Diante desse quadro, o único impasse passou a ser a questão legal, já que André Lima busca na Fifa o fim de seu vínculo com o clube chinês.
O Coritiba, para não entrar como solidário nesta ação – sob o risco de conviver com uma disputa judicial futura -, aguarda um parecer favorável da entidade internacional (o atleta e seu procurador estavam trabalhando neste sentido) para só então registrá-lo como reforço para a sequência do Brasileirão. O diretor de futebol Anderson Barros não confirma, mas o acordo parece estar próximo de um final feliz e, se não houver nenhuma reviravolta, André Lima já poderá trabalhar normalmente no clube, de olho na retomada da competição, no dia 16 de julho, quando o Verdão encara o Figueirense, no Alto da Glória.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)