O técnico Celso Roth perde de uma só vez duas peças-chave para o jogo do próximo domingo, às 18h30, no Couto Pereira, frente ao Sport. Sem o volante Gil e o meia Robinho, o Coritiba poderá sofrer mudanças táticas na busca pela primeira vitória no Brasileirão. Após iniciar sua trajetória no clube utilizando um 4-2-3-1, Roth efetuou ajustes e, em alguns momentos, recorreu ao 4-4-2. Independente da formatação, o treinador sempre mostrou uma preocupação grande com a ocupação dos espaços pelos flancos.

continua após a publicidade

Gil e Robinho vinham cumprindo à risca as orientações de Roth, o que deu ao time maior equilíbrio, seja na defesa, seja no ataque. Com as ausências, Roth tem dois caminhos a seguir. Buscar substitutos sem alterar o padrão de jogo – como fez diante do São Paulo, com Geraldo e Norberto – ou arriscar uma nova estratégia. Uma decisão que poderá passar pelo possível retorno de Alex ao time. O camisa 10 está recuperado de uma lesão na panturrilha e é opção para encarar o Sport.

Resta saber se com a sua presença, Roth deslocará Jajá para outra função. O treinador vê os dois com características distintas. “O Alex é o meia clássico, que organiza, distribui o jogo. O Jajá tem habilidade, mas é um jogador de maior mobilidade”, ressaltou Celso Roth. Para não mexer demasiadamente na estrutura da equipe, um dos meias teria que atuar pelo “corredor”, como vinha fazendo Robinho. Após um início de temporada ruim, o meia reconquistou seu espaço com Roth e vinha em franca evolução, inclusive marcado dois gols nas últimas partidas.

Robinho sofreu uma lesão muscular na região posterior da coxa esquerda. O departamento médico não estabeleceu tempo de recuperação, mas o protocolo nesse tipo de situação indica um tratamento médio em torno de três semanas. Já a lesão de Gil é traumática. Numa disputa de bola pelo alto, o volante caiu de mau jeito e torceu o joelho esquerdo. Foi detectada uma contusão no ligamento colateral medial e ele também ficará algum tempo no “estaleiro”. Para amenizar, Roth conta com o retorno de Roni, que tem facilidade para exercer essa função pelos lados do campo.

continua após a publicidade

Caso opte por dar maior liberdade a Alex e Jajá, caso joguem lado a lado, Roth poderia ainda recorrer à presença de mais um volante no time. Nesta possibilidade, Germano, que entrou nas duas últimas partidas, seria a opção mais viável.