O Coritiba faz hoje, às 21h, contra o Joinville, na Arena Joinville, a primeira das nove decisões que terá pela frente para permanecer na Brasileirão. Com apenas dois pontos de vantagem para o Goiás, que abre a zona de rebaixamento, o Coxa, no jogo de seis pontos contra o JEC, precisa da vitória não apenas para não voltar para a área perigosa, mas também para acabar com as chances do time catarinense, que é o lanterna do certame e faz deste embate contra o Verdão seu último suspiro para permanecer na elite.
O jogo contra o Joinville será também o primeiro da sequência de dois compromissos que o Coxa terá para fazer fora de casa, já que no domingo encara a Ponte Preta, em Campinas. O atacante Kléber, recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda, volta ao time e projeta pelo menos quatro pontos nessas duas partidas que a equipe alviverde fará longe de Curitiba.
“Sabemos que são jogos difíceis. O Joinville faz tempo que não perde em casa e fez jogos duros contra Atlético-MG e Flamengo. É uma equipe que acredita ainda que pode se salvar e vai lutar principalmente nesse jogo. Talvez seja o último suspiro deles e por isso temos que tomar muito cuidado”, cravou o Gladiador.
Time
O técnico Ney Franco terá quase todo o time a sua disposição daquele que considera ideal. A baixa mais sentida é a do goleiro Wilson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A dúvida na meta ainda persiste, mas a tendência é de que Vaná seja o titular. Outra mudança na defesa é a volta do zagueiro Juninho ao time titular na vaga de Rafael Marques, que sofreu, no treinamento de ontem uma entorse no tornozelo e não viajou com o restante da delegação.
O treinador ainda tem uma dúvida. Ney Franco estuda a possibilidade de jogar com apenas o volante João Paulo no setor de contenção e com Lúcio Flávio mais recuado ou ainda a entrada do volante Alan Santos, recuperado de uma lesão no joelho, para compor o sistema de marcação no meio de campo. Se isso acontecer, Juan ou Lúcio Flávio podem perder a posição no meio-campo coxa.
A grande novidade do Coxa para este compromisso está no ataque. Ney Franco poderá repetir a trinca ofensiva considerada ideal com a volta de Kléber Gladiador para atuar ao lado de Negueba e Henrique Almeida. Os três estiveram juntos na última boa sequência do Verdão no Brasileirão quando conseguiu vitórias importantes contra o Flamengo, em Brasília e diante do Atlético, no clássico realizado no Couto Pereira.
Vitória sobre o Mengo, o exemplo
A vitória contra o Flamengo, em Brasília, quando o Coritiba teve em campo praticamente o mesmo time que vai enfrentar o Joinville hoje fora de casa, tem sido usada como referência no time coxa-branca para os compromissos do Verdão nas partidas realizadas longe do Couto Pereira. O atacante Kléber, que tem retorno garantido ao time, afirmou a equipe alviverde vai buscar aproveitar o momento de desespero que o adversário, lanterna do Brasileirão, vive na competição nacional.
“O Joinville vai tentar o último suspiro e, dependendo de outros resultados, pode ficar muito complicado para eles saírem. A gente tem que aproveitar essa situação, o contra-ataque será importante, mas temos que manter o padrão de jogo, assim como a gente fez contra o Flamento. A gente conversa que temos que levar aquele jogo como exemplo. Foi a melhor partida que a gente fez e temos que tentar repetir a atuação daquela partida e vencer os dois p,róximos jogos”, frisou o Gladiador.
“Aquele jogo acaba ficando como referência por tudo que envolveu o jogo. Com casa cheia, o adversário em um momento muito bom, em ascensão e todo mundo dava como certa a vitória do Flamengo. O time jogou bem posicionado e muito eficiente. Por isso acaba ficando sim como uma referência”, reforçou o lateral-esquerdo Juan, que deverá atuar mais uma vez no setor de criação do time coxa-branca.