Onze vitórias em 22 jogos. Este é o aproveitamento mínimo que o Coritiba tem que fazer no Campeonato Brasileiro a partir de agora se quiser permanecer na elite do futebol nacional na próxima temporada. Na lanterna da competição nacional, o time, que conseguiu vencer apenas duas partidas nas primeiras 16 rodadas do torneio, terá que dobrar seu aproveitamento que é atualmente de 25% e, até o final do Brasileirão conquistar pelo menos metade dos pontos que ainda tem para disputar.

continua após a publicidade

Antes do empate contra o Goiás, no Couto Pereira, a meta do Coritiba era de terminar o primeiro turno fora da zona de rebaixamento. Porém, com mais três jogos para fazer até a metade do Brasileirão, o time tem cinco pontos de desvantagem para o Avaí, que é o primeiro fora da ZR. Mesmo com essa missão quase impossível, o técnico Ney Franco acredita que o Coxa tem que aproveitar os três últimos jogos do turno para começar uma arrancada no Campeonato Brasileiro.

“Restam três jogos para acabar o primeiro turno e temos que nos mobilizar para que a gente possa ter um desempenho maior nessas partidas e estamos trabalhando para isso. As vezes não acontece como a gente quer e estamos tentando essa arrancada faz muito tempo. Há três rodadas atrás esse era o sonho e não tivemos a competência. Vamos tentar isso agora para que a gente comece o segundo turno em uma situação melhor”, pontuou Ney.

Descrédito! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!

continua após a publicidade

Para sair da ZR ainda no primeiro turno, o Coritiba terá que quebrar o tabu de ainda não ter vencido fora de casa. Os adversários serão o Santos, amanhã e o Vasco, na última rodada. Os dois times estão brigando na parte debaixo da tabela e somente bons resultados nestes compromissos podem fazer com que o Coxa deixe a ZR ainda no primeiro turno.

“Estamos na última posição e temos que pensar rodada a rodada. A gente já fez esse cálculo do número de partidas que temos que vencer e vamos buscando jogo a jogo. Vamos pensar em conseguir contra o Santos e vamos dando sequência para, lá na frente, estarmos mais despreocupados e aliviados”, comentou o meio-campo Ruy.

Números não são favoráveis

continua após a publicidade

No Brasileiro, o técnico Ney Franco reconhece que o rendimento está muito abaixo do que era esperado. “Meus números à frente do Coritiba estão muito abaixo da minha expectativa, da diretoria que me contratou e dos jogadores que estão trabalhando no dia a dia. Mostra claramente que a gente tem que mudar. Temos que quebrar esses números e só se faz isso com vitórias e jogando bem”, frisou Ney Franco.
O treinador lamentou ainda a quantidade excessiva de empates no Couto Pereira, mas admite que pela baixa produtividade do time diante do Goiás, o adversário merecia sair com a vitória. “Se tivesse um vencedor, seria o Goiás. Jogamos muito mal, tanto taticamente, quanto tecnicamente”, concluiu.