Um era líder; o outro, carrasco. Com os mesmo protagonistas em campo, repetiu-se o roteiro do primeiro turno da Série B: o São Caetano voltou a aprontar para cima do Coritiba e manteve o tabu de nunca ter perdido para o Coxa no estádio Anacleto Campanella. Em agosto, o Azulão havia vencido por 2 x 1, em Joinville. Ontem, sapecou 3 x 1 numa grande tarde de Henrique Dias, o “Iluminado” – herói do acesso em 2007. Só que desta vez contra o Alviverde.

continua após a publicidade

Com o resultado, o Coritiba, além de adiar a conquista antecipada da vaga para Série A 2011, já tem ameaçada a liderança. O Bahia está no vácuo e poderá passar no confronto direto entre as duas equipes, na terça-feira, às 21h, em Pituaçu (BA). O Coxa soma 60 pontos contra 58 do tricolor da Boa Terra.

Apesar de o Alviverde ser o primeiro colocado, e o Azulão estar apenas no meio da tabela – assumiu a 10.ª colocação -, o time da casa foi para cima e tentou abrir o placar no abafa. O Coxa sentiu. Estava num ritmo diferente, deu espaço demais ao adversário e sofreu com as boas jogadas de Henrique Dias. Atacante perigoso, era ele quem mais ameaçava a defensiva do Coritiba. Até conseguir um pênalti cavado em cima do experiente Edson Bastos, que ele mesmo cobrou, aos 23 da etapa inicial. O Alviverde reclamou bastante da marcação, mas o arqueiro deslocou mesmo HD, que se projetou e conseguiu o que queria. <Noticias Relacionadas>

A desvantagem no placar acordou o Coxa, que partiu para cima e construiu o empate com Enrico aos 40 do 1.º tempo. Leonardo armou boa jogada, chutou forte de direita, o goleiro Luiz, do Azulão, rebateu, Triguinho também tentou, mas a bola sobrou para Enrico ajeitar e fuzilar. Antes ainda teve até um belo chute de Fabinho Capixaba, que o camisa 1 do São Caetano rebateu. Triguinho marcou no lance, mas estava adiantado e não valeu. O 1 x 1 parecia ser o prenúncio de que dava para virar e acabar com a sina de não vencer o São Caetano no ABC, mas o tabu era forte e a estrela de Henrique Dias maior ainda.

continua após a publicidade

Mal começou o 2.º tempo, o “Iluminado” foi mais esperto que Lucas Mendes e aproveitou cruzamento de Éverton Ribeiro para fazer de cabeça, aos 2 minutos. O terceiro quase veio com ele também, mas a bola beijou a trave.

Na busca do empate, os buracos na defesa do Coxa se escancararam e Ribeiro aproveitou belo lançamento, entrou livre, deixou Bastos para trás e tocou para o gol, aos 12, sacramentando a derrota por 3 x 1.

continua após a publicidade

Na sequência, Léo Gago reclamou e foi expulso, deixando as coisas ainda mais difíceis. Nem adiantaram as mexidas de Ney Franco. Como uma reprise, o carrasco voltou a vencer o líder.

Pesou

O goleiro Edson Bastos acredita que o peso do tabu influenciou no resultado. “Jogar aqui sempre é difícil. A gente vem com a pressão de precisar vencer o tabu e, queira ou não, isso influencia um pouco. Mas a equipe está no caminho certo”, avaliou. Ney Franco concordou: “O Coritiba nunca venceu aqui. Então, não vamos criar fantasmas”, finalizou.