Returno do Brasileiro mostra inversão técnica entre equipes

O returno do Campeonato Brasileiro teve apenas quatro rodadas disputadas, mas demonstra que equipes que brilharam no 1.º turno podem não se dar tão bem nesta fase da competição. Com exceção do Cruzeiro, que é líder na classificação geral, e também nesta segunda metade do torneio, as demais equipes convivem com um verdadeiro sobe-desce.

Além da Raposa, os quatro primeiros colocados do returno são Atlético-MG, Portuguesa e São Paulo – 8.º, 14.º e 15.º colocados, respectivamente, na classificação geral. Já na ponta debaixo da tabela, só o Corinthians, que está em 18.º, mas no geral é o 11.º, é o intruso entre os que seriam rebaixados. Em meio a tantas reviravoltas, a dupla Atletiba oscila.

Enquanto ocupa o 3.º lugar na classificação, a apenas um ponto do vice-líder, no segundo turno o Furacão está apenas em 8.º lugar, com 7 pontos somados – duas vitórias, um empate e uma derrota. No entanto, esta posição intermediária se deve ao equilíbrio na metade de cima da tabela. O Rubro-Negro está a apenas dois pontos do G4 do returno e a três do líder Cruzeiro.

Sem vitória

Já a situação do Coxa é um pouco pior. Em queda vertiginosa, o Alviverde é o 12.º colocado na classificação geral, mas considerando apenas o returno a situação é bem mais complicada.Nas quatro rodadas desta fase do Brasileirão, o Coxa obteve três empates e uma derrota, o que o deixa em 16.º na segunda metade do campeonato.

Mesmo rendendo medianamente no returno, o Atlético está bem encaminhado para obter vaga na Libertadores 2014, assim como o Coritiba tem pouca probabilidade de ficar ameaçado pelo rebaixamento. Segundo o site Chance de Gol, o Furacão tem 82,9% de probabilidade de classificar para o torneio continental do ano que vem, além de ter 0,2% de chances de conquistar o título. Já pelo site Infobola, os números são ainda mais otimistas: 84% de chance de ir à Libertadores e 5% de ser campeão brasileiro.

O Coxa, por sua vez, tem apenas 2,6% de probabilidade de ser rebaixado, de acordo com o Chance de Gol. Ao mesmo tempo, possui 4,5% de possibilidades de ir à Libertadores. Porém, o Infobola coloca o Alviverde com 8% de chance de cair contra 4% de ficar entre os quatro melhores. Na média, a ameaça é pequena.

Série B

Na Série B do Campeonato Brasileiro, se depender dos sites de estatísticas, o Paraná Clube, que é o 13.º neste segundo turno, tem grandes possibilidades de retornar à elite. Pelo Chance de Gol, o Tricolor possui 83,4% de probabilidades de subir, e ainda briga pelo título, com 0,5%. Já pelo Infobola, as chances de acesso são de 56%. Quem está com um pé na Série A são Palmeiras e Chapecoense.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna