Tá devendo

Retrospecto do Coxa na Sul-Americana não é dos melhores

Em 2013, o Coritiba enfrentou o Itagui, na única vez que chegou à segunda fase da Sul-Americana, mas acabou eliminado pelos colombianos. Foto: Felipe Rosa

O atacante Kléber não escondeu o desejo de conquistar pelo Coritiba o título da Copa Sul-Americana. O Verdão larga na competição internacional diante do Vitória, nesta quinta-feira (25), às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A missão é também acabar com o retrospecto ruim que tem nesta competição, já que nas quatro edições em que disputou, conseguiu avançar para a segunda fase somente em uma oportunidade.

A melhor participação aconteceu em 2013. Na primeira fase, o Coxa eliminou o próprio Vitória. Depois de perder em Salvador por 1×0, o Coritiba, na volta, devolveu o placar e conseguiu avançar na disputa de penalidades. Na segunda fase, diante do modesto time do Itagui, da Colômbia, o Verdão foi derrotado no Alto da Glória por 1×0 e sofreu novo revés em solo colombiano, por 2×1.

Também diante do Vitória, em 2009, o Coritiba acabou sendo eliminado. Assim como em 2013, perdeu o primeiro duelo, realizado em Salvador, só que por 2×0, mas na volta, no Alto da Glória, venceu pelo mesmo placar e forçou a decisão por pênaltis. O time alviverde, no entanto, acabou perdendo por 5×3 e amargou a eliminação precoce do torneio internacional.

Nos anos de 2004 e 2012, o Coxa também não conseguiu passar da fase nacional. Em 2004, foi eliminado pelo São Caetano depois de uma derrota em casa por 3×2 e um empate em 2×2 no ABC Paulista. Oito anos mais tarde, o adversário foi o Grêmio. Fora de casa, o Verdão perdeu por 1×0 e na volta venceu por 3×2, mas por sofrer gols dentro de casa, acabou não avançando.

Se conseguir passar, desta vez, pelo Vitória, o Coritiba chegará na fase internacional e enfrentará o vencedor do confronto argentino entre Estudiantes e Belgrano. Se isso acontecer, o Alviverde vai tentar também quebrar o tabu de nunca ter vencido um jogo fora de casa contra um adversário sul-americano nas oportunidades que disputou a Libertadores e a Sul-Americana.

Receba notícias no seu Facebook!