O Coritiba, para se manter fora de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, terá que vencer o Santos, domingo (21), no Couto Pereira e junto quebrar um tabu na disputa da competição nacional. O time alviverde, ainda não conseguiu nenhuma vitória diante dos quatro grandes clubes de São Paulo e terá que começar a mudar esse panorama se quiser permanecer longe da área de risco do Brasileirão. Contra os paulista, aliás, o único triunfo foi contra a Ponte Preta, quando fez 3×1 no Couto Pereira.
Apesar dos placares ruins, o Coritiba conseguiu fazer bons jogos, mesmo jogando fora de casa, e só não saiu com a vitória por detalhes e desatenções, principalmente no final das partidas. Diante do próprio Peixe, na Vila Belmiro, o Coxa fez um grande primeiro tempo e, depois de sair vencendo, acabou tomando a virada nos acréscimos. A história se repetiu diante do Corinthians. Jogando em Itaquera, o time alviverde, com outra boa apresentação em São Paulo, saiu em vantagem, mas acabou tomando a virada nos minutos finais. Se tivesse segurado os dois resultados positivos fora de casa, o Verdão, hoje, estaria distante da zona de risco.
Dentro do Couto Pereira, o desempenho contra os grandes paulistas é um pouco melhor. Contra o São Paulo, empatou em 1×1, mas poderia ter saído de campo com os três pontos. O Coritiba saiu em vantagem contra o tricolor paulista, mas, na reta final da partida, acabou sofrendo o empate. Resultado que pode ser comemorado pelo Coritiba é o empate em 2×2 diante do Palmeiras, líder do Brasileirão, no Couto. Não apenas pelo Porco ser, até agora, o melhor time da competição, mas sim pela maneira que a igualdade veio. Depois de o time paulista ficar por duas vezes na frente do placar, o Coxa conseguiu, nos acréscimos, com gol marcado por Leandro, o empate e mais um ponto na classificação.
Agora, o Coritiba terá pela frente o Santos, que está brigando pela liderança do campeonato. O técnico Paulo César Carpegiani já avisou que, independentemente do adversário, o time alviverde terá que vencer seus jogos no Couto Pereira. Será uma grande oportunidade para o Verdão acabar com esse tabu, fazer o dever de casa e ainda se afastar da zona de rebaixamento de vez.