Aprendiz, o Coritiba deve focar quem está na frente e perseguir as primeiras posições do Brasileirão. Esse é o pensamento do técnico René Simões, que explica porque o time voltou a jogar um bom futebol, ganhou e ainda tem muito a crescer.
Só isso? Não! Ele projeta até uma vitória contra o Internacional no próximo domingo, em Porto Alegre, porque quer provar que o Alviverde é do mesmo nível dos gaúchos e poderia estar na final da Copa do Brasil. Após duas vitórias seguidas, o Coxa engrenou, saiu da zona do rebaixamento e já namora voos mais altos no Brasileirão.
“Quero provar mais uma vez que nós podemos ganhar do Inter. Pode ter absoluta certeza que eles vêm com todos os reservas. Já ganhamos com o time titular e podemos ganhar com o time reserva, temos que ir com esse pensamento”, dispara o treinador. Provocação? Ele diz que não. “Mesmo o time reserva é muito bom porque a qualidade do elenco do Inter é espetacular e é um jogo ótimo para você ir lá e jogar”, aponta.
No entanto, ele já manda o recado aos jogadores. “Tem que trabalhar muito. É ótimo (ter vencido o Náutico fora de casa), deu uma refrigerada em tudo, mas temos que olhar para frente. Foi o que eu conversei com eles.
O Coritiba é time grande e não olha para trás, olha para frente. Então vamos ver quem está à nossa frente e persegui-los quando encontrarmos com eles”, destaca o treinador do Coritiba.
Segundo ele, a melhora no futebol veio com o tempo que o time ganhou após a queda na Copa do Brasil. “O ciclo de aprendizagem ocorre de três formas. ouvindo, vendo e experimentando. Você tem que fazer essas três coisas. No início, a gente só estava falando aos jogadores e não conseguia nem mostrar para eles porque não tinha o treinamento”, justifica. E agora?
“Agora você fala, eles veem porque você mostra o vídeo do que aconteceu e treina. Fecha o ciclo da aprendizagem. Só conversa, ajuda, motiva, o cara vai lá, mas não adianta, você tem que treinar”, finaliza René.