Em processo de reconstrução depois da queda para a Série B, o Coritiba inicia nesta quarta-feira (3) oficialmente a temporada de 2018. Mudanças que acontecem não apenas na diretoria, com a gestão do presidente recém-eleito Samir Namur, mas também na comissão técnica e no elenco. Todos terão a missão, apesar das dificuldades que enfrentarão neste ano, de recolocar o Coxa na elite do Campeonato Brasileiro.
- Em vídeo, Coxa destaca importância da torcida para 2018
- Coritiba vai priorizar monitoramento de clubes e jogadores fora do radar
Eleito na primeira quinzena de dezembro como novo mandatário do Coritiba, Namur já avisou que o clube não fará loucuras e que trabalhará dentro do seu orçamento. O reflexo disso já veio na estruturação do novo departamento de futebol e da definição da comissão técnica.
O diretor de futebol do Alviverde será Augusto de Oliveira, que já estava no clube e auxiliava Alex Brasil neste departamento. Seu braço direito será o ex-jogador Pereira, que já defendeu as cores do Coxa quando era zagueiro e conhece bem os desafios que terá pela frente.
A comissão técnica será formada por profissionais da ‘casa‘. O técnico será Sandro Forner, que até o final do ano passado comandava a equipe sub-20 do Coxa. O seu auxiliar será Tcheco, ex-jogador do clube e que chega com a experiência de ter conquistado o acesso com o Paraná Clube em 2017 atuando na comissão técnica.
A escolha dessa comissão tem muito a ver com o perfil do elenco do Coritiba para este início de temporada. Muitos atletas que fizeram parte da conquista do vice-campeonato brasileiro sub-20 devem subir ao time profissional. O treinador conhece bem esses atletas e eles deverão ser utilizados no Campeonato Paranaense como uma espécie de laboratório para a continuidade da temporada.
O Verdão terá ainda jogadores mais experientes, que vão permanecer no clube e que vão dar uma sustentação para esses mais jovens. Casos específicos do goleiro Wilson, do zagueiro Werley, do volante João Paulo e do atacante Kléber. Os quatro devem formar a espinha dorsal do time coxa-branca para os desafios da temporada de 2018, sobretudo na luta do clube para retornar à primeira divisão.
Ainda sem completar um mês da nova gestão e com a definição do departamento de futebol de certo modo até tardia, o Coritiba contratou pouco até agora. O clube confirmou apenas dois jogadores: o volante Wellington Simião, ex-Avaí, e o lateral-direito César Benitez, que já passou pelo Coxa e estava no Olímpia, do Paraguai, são as caras novas até aqui.
A expectativa é de que mais reforços sejam confirmados nesta quarta-feira (3), quando o Coritiba se apresenta oficialmente para a temporada de 2018. A diretoria segue trabalhando em silêncio, sem alarde e contratações serão realizadas de forma pontual. O trabalho começa hoje, no CT da Graciosa e vai até o final desta semana, quando a delegação embarca para Foz do Iguaçu para dar continuidade à pré-temporada.