O torcedor do Coritiba pode ficar tranquilo: o Real Madrid não vai alcançar o recorde de 24 vitórias alviverdes, conquistado em 2011 e publicado no Guinne’s Book, o livro dos recordes. Depois de 22 vitórias seguidas em jogos oficiais nos últimos três meses e meio de 2014, o Real Madrid abriu 2015 com derrota. Ontem, pela 17.ª rodada do Campeonato Espanhol, o time da capital espanhola saiu na frente do Valencia, no Mestalla, mas sofreu a virada e perdeu por 2×1.
Pelo Twitter e em espanhol, o Coritiba agradeceu a vitória do Valencia.
‘Coritiba, o time mais vitorioso do mundo, agradece ao Valencia por ganhar do Real Madrid e deixar o recorde mundial de vitórias seguidas conosco na América do Sul. Obrigado’, escreveu, em espanhol, o perfil do Coritiba no Twitter.
O Real já havia perdido para o Milan, terça-feira, em amistoso disputado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O resultado no penúltimo dia do ano passado, porém, não contou para as estatísticas de vitórias por não se tratar de um jogo oficial.
Deslocando o goleiro e colocando a bola no outro canto, Cristiano Ronaldo, de pênalti, abriu o placar para o Real Madrid aos 14 minutos do primeiro tempo. Assim, chegou a incríveis 26 gols pelo Espanhol.
O Valencia, que contou com a estreia de Enzo Pérez, contratado por 25 milhões de euros junto ao Benfica (Portugal), chegou ao empate em lance de sorte. Aos 7 minutos do segundo tempo, Barragán arriscou de longe, a bola ia para fora, mas bateu na perna de Pepe e enganou o goleiro Casillas.
Aos 20, a virada. Dani Parejo bateu escanteio da direita e Otamendi, ex-Atlético de Madrid, subiu mais alto que a zaga para fazer 2×1. O técnico Carlo Ancelotti não aceitou a derrota, mudou o ataque mantendo só Cristiano Ronaldo, e quase conseguiu o empate. No melhor lance ofensivo, Isco cabeceou, Diego Alves salvou no reflexo e Otamendi ainda tirou em cima da linha.
Com o resultado, o Real estaciona nos 39 pontos. O Valencia, com 34, assume o quarto lugar, passando o Sevilla, que tem 33. O Real tem um jogo atrasado por fazer, contra o Sevilla. A partida foi adiada para que os madrilenhos jogassem o Mundial de Clubes, quando levantaram a taça vencendo o San Lorenzo, da Argentina.
Torcedores do Real xingam coxas
A manutenção do recorde de 24 vitórias seguidas do Coritiba, graças à derrota do Real Madri para o Valencia ontem, ganhou destaque na imprensa espanhola. Mas o time paranaense também foi alvo de manifestações racistas nas mídias sociais.
O Real Madrid buscava sua 23ª vitória em jogos oficiais. Dessa forma, a marca alviverde de 2011, registrada no Guinne”s Book, o livro do recorde, ganhou destaque no jornal Marca, principal diário esportivo da Espanha. “Coritiba agradece o Valencia pelo triunfo sobre o Madrid”, é o título da matéria, que destaca a mensagem em espanhol postada no Twitter oficial do Coxa após o recorde ser mantido.
“Coritiba, a equipe mais vitoriosa do mundo, agradece ao Valencia por ganhar do Real Madrid”, postou o Coxa. “E deixar o recorde mundial de vitórias consecutivas com a gente na América do Sul. Obrigado”, completou a conta oficial do clube.
A reação de parte da torcida espanhola à mensagem no Twitter teve tom preconceituoso. “Malditos macacos de merda. Vocês não deveriam jogar futebol, chimpanzés idiotas”, publicou um espanhol.
Outro espanhol manteve o tom preconceituoso na postagem. “Danem-se vocês, malditos macacos. Seus chimpanzés, a bola de vocês é um coco”.