Goleada

Raphael Veiga e Juan comandam vitória que afasta o Coxa da zona de rebaixamento

Raphael Veiga brilhou em campo, mesmo marcado por dois, como neste lance por Roger e Gílson. Foto: Albari Rosa

O Coritiba confirmou o bom momento e segue caminhando a passos largos para garantir de vez a sua permanência na elite do futebol nacional. Na noite de segunda-feira (3), o Verdão passou longe de ser brilhante, mas jogou o suficiente para golear o América-MG, lanterna do Brasileirão, por 3×0 e agora já tem cinco pontos de vantagem para a zona de rebaixamento da competição nacional. O time coxa-branca, agora na 12ª posição, tem mais um jogo decisivo na luta contra a degola contra o Internacional, nesta quinta-feira (6), fora de casa.

Com a necessidade de vencer o América-MG para seguir longe da zona de rebaixamento, o Coritiba fez um primeiro tempo de altos e baixos. O Verdão, desde o início, adotou uma postura mais ofensiva e conseguiu o primeiro gol aos 12 minutos. Depois da cobrança de escanteio e das tentativas frustradas de Alan Santos e Nery Bareiro, a bola chegou até Kazim, que mandou para a rede e fez o primeiro.

Consistente, o time alviverde seguiu jogando no campo de ataque e, em dois lances seguidos, Vinicius e Raphael Veiga criaram boas chances de ampliar a vantagem e dar mais tranqüilidade ao Verdão no jogo. O América-MG, com dificuldades no seu setor de criação, conseguia chegar com perigo somente nos erros defensivos proporcionados pelo sistema defensivo alviverde.

O jogo voltou a esquentar somente no final do primeiro tempo. A partida ficou aberta e com boas alternativas para os dois times. O time mineiro, aos 44, quase marcou com Ernandes, que aproveitou o cruzamento da direita, mas cabeceou na rede por fora. Mas o Verdão jogou fora a chance de ir para o intervalo com uma vantagem maior. Aos 46, Kazim ganhou de Éder Lima no corpo, mas, dentro da área, o avante inglês-turco mandou por cima.

O Coritiba precisou de três minutos na etapa final para acabar com qualquer perspectiva do Coelho de tentar voltar para casa com um resultado melhor. Maestro do setor de criação alviverde, Raphael Veiga colocou a bola na cabeça de Juan que, livre na área, mandou no canto de João Ricardo, fez o segundo e deu mais tranqüilidade ao time coxa-branca. Na melhor chance da equipe mineira, aos 12 minutos, Michael arriscou de fora da área e a bola saiu por pouco.

Mesmo depois de perder os volantes João Paulo e Alan Santos, machucados, o técnico Paulo César Carpegiani conseguiu manter o Coxa consistente em campo. Dodô entrou na vaga de Vinicius, Benitez foi para a lateral-esquerda e Juan passou a dar mais criatividade no meio de campo coxa-branca. Aos 15, depois da cobrança de escanteio da esquerda, Juninho subiu mais que a zaga do América-MG, procurou o ângulo, mas João Ricardo fez grande defesa.

Apesar da postura mais agressiva do América-MG, o Coritiba seguiu melhor no jogo e definiu o placar aos 27. Depois de tabelar com Raphael Veiga, Dodô cruzou para Leandro, mas Juan chegou para marcar mais um e ampliar a vantagem. Com o Coelho entregue, o Verdão ainda criou duas boas chances com Raphael Veiga para fazer o quarto gol e garantiu mais um triunfo no Couto Pereira sob o comando de Carpegiani.