O meia Rafinha está livre para assinar a renovação de contrato com o Coritiba para a próxima temporada. O jogador estava vinculado ao São Paulo, mas ontem conseguiu na Justiça do Trabalho a rescisão dos contratos de trabalho que tinha com o clube paulista.
Com isso, ainda esta semana é possível que o Alviverde anuncie a manutenção de um dos principais atletas do elenco campeão da Série B. O vínculo dele com o Coxa iria somente até o final da competição.
Ainda cabe recurso ao clube do Morumbi, mas casos parecidos tem sido benéficos aos atletas. “Foi uma surpresa para nós, o juiz (Pedro Carmona) já deu a sentença e ele está liberado”, revelou Henrique Caron, advogado de Rafinha.
De acordo com ele, a reunião de ontem era para a reunião dos últimos documentos de parte a parte para que uma nova data fosse marcada para ser dada a sentença. No entanto, a decisão foi tomada. “A princípio, ele extinguiu os contratos de trabalho e ele já pode assinar com uma terceira equipe”, informa o advogado.
Segundo Caron, Rafinha não compareceu ao julgamento porque era uma fase apenas técnica. “Todas as provas já foram apresentadas”, justifica. De qualquer forma, o São Paulo pode recorrer. “São cinco dias para embargo de declaração (explicação da sentença) e oito dias para recurso (mudança de sentença)”, avisa o advogado.
O jogador ingressou na Justiça porque quando esteve emprestado ao Paraná Clube ficou sem três meses de recolhimento do FGTS e como o São Paulo não cobriu o furo deu brecha para a decisão.
Pressa
Resolvido a pendência jurídica, o Coritiba espera agora acertar o quanto antes com o atleta. “Ele pode assinar com qualquer time, mas tem um acerto verbal conosco. Acho que vai dar tudo certo”, projeta Ernesto Pedroso Júnior, membro do conselho administrativo.
Segundo ele, a empatia entre clube e jogador foi tão grande que o meia não deverá titubear em renovar o contrato. “Ele é um baita jogador e teve todo o carinho de todos”, destaca.
Ele só não sabe que o acerto valerá por apenas um ano ou será mais longo. Isso deverá ser decidido num encontro entre o superintendente de futebol Felipe Ximenes e representantes do atleta ainda esta semana.
Além de Rafinha, o clube tenta acertar as permanências do volante Léo Gago, do meia Enrico e dos atacantes Marcos Aurélio e Leonardo. É possível que esta semana saiam os primeiros anúncios de permanências.
Empréstimo
O Coritiba cedeu o zagueiro Dirceu para o Botafogo-SP, onde o jogador vai disputar o Paulistão 2011. Após a competição estadual, o atleta retorna para a Série A.