Com um empate e uma derrota nas duas últimas rodadas do Paranaense, o Coritiba entrará ainda mais pressionado contra o Operário, domingo, às 19h30, no Couto Pereira. O técnico Gilson Kleina está ciente de que o time tem muito a evoluir, mas admitiu que a falta de resultados positivos pode atrapalhar.
“Nessa fase de construção temos que ter todo cuidado para saber administrar. Em um grande clube, como o Coritiba, sabemos que quando o resultado não vem, a cobrança aumenta e temos que saber administrar esse processo de imediatismo. Se não tivermos tranquilidade, se não soubermos blindar o grupo, você vai perder várias situações positivas que começaram a aparecer neste início de trabalho”, frisou.
Com seis jogos até agora, o Coritiba 2016, segundo Kleina, ainda está ganhando forma. O treinador, além de fazer o Verdão voltar a vencer, quer também ver um time mais regular em campo. “A equipe ainda não teve uma regularidade. Não teve porque nos momentos em que tem que dar sequência para o time você acaba perdendo jogadores, que é normal. Uma hora foi o Ceará, outra o Kléber e agora o Negueba”, frisou o treinador. “Fizemos do dia 27 de janeiro ao dia 15 de fevereiro seis jogos oficiais e dois jogos-treinos. A pré-temporada foi curta, mas muito boa. A exigência que você coloca na parte física e técnica, quando faz o jogo em cima de jogo, a tendência é que alguns jogadores tenham uma queda”, explicou Kleina.
Jogo ruim
A grande preocupação do treinador está na atuação abaixo da média na derrota para o Toledo. “Realmente não fomos bem contra o Toledo”, lamentou o comandante do Verdão.
Diante do Operário, muito mais do que voltar a ter uma atuação consistente, Gilson Kleina quer aliar o bom rendimento do Coxa com uma vitória.
Reforços quase certos
O Coritiba está próximo de anunciar mais dois jogadores paraguaios como reforços para a sequência da temporada. O zagueiro Nery Bareiro, do Junior Barranquilla, da Colômbia, e o lateral-esquerdo César Benitez, que estava no Cerro Porteño até o ano passado, devem ser anunciados em breve pelo Verdão. O técnico Gilson Kleina não quis comentar sobre o acerto, mas afirmou que os dois têm qualidade para ajudar o time nos desafios dessa temporada.
“São Jogadores experientes. Um estava há mais de cinco anos no Cerro. É um lateral bem definido na linha de quatro. O Bareiro é um zagueiro de boa recuperação, que ataca muito bem a bola. Se confirmar, vamos extrair melhor as características desses atletas”, afirmou.
Time
Ainda com mais alguns treinos até o duelo contra o Operário, o técnico Gilson Kleina ainda não confirmou a equipe titular, mas deverá promover mudanças para voltar a vencer no Paranaense.
A tendência, inclusive, é de que ele altere o esquema tático, que deve voltar a ter dois meias de ligação e dois atacantes. O treinador deverá abrir mão de jogar com três atacantes porque Negueba segue fora. Foi constatada uma lesão muscular na coxa e ele segue em recuperação. Assim, o meia Juan deverá ganhar um novo companheiro no setor de criação. Dudu, recuperado de cortes no pé, participou do jogo-treino contra o Andraus, anteontem, treinou normalmente ontem e deve ficar à disposição. Outra opção é Thiago Lopes.