Com uma vaga na Libertadores garantida, caso faturasse o título da Copa do Brasil, o Coritiba não teria tanto trabalho no Campeonato Brasileiro, uma vez que jogaria mais relaxado, apenas “cumprindo tabela”, caso não se mantivesse na briga pelo título. Porém, com o vice-campeonato, agora a realidade é outra.

continua após a publicidade

Em 16.º lugar, com apenas sete pontos, o Coxa se vê próximo da zona do rebaixamento, à frente do Bahia apenas pelo número de vitórias (2 x 1). Ou seja, a recuperação tem que ser imediata, já a partir do próximo sábado, quando encara a Ponte Preta, às 21h, no Moisés Lucarelli.

A favor do Alviverde, o fato que no ano passado o time também se encontrava com uma má campanha durante a participação da Copa do Brasil, com apenas três pontos somados. A diferença é que em 2011, as finais foram em junho, e terminaram após a terceira rodada do Brasileirão. Desta vez, a competição já se encontra na oitava rodada, com um quarto dos jogos já tendo sido disputados.

continua após a publicidade

Se repetir a campanha do ano passado, a recuperação será rápida. Após a perda do título para o Vasco, o Coritiba somou apenas um ponto em três partidas, mas na sequência engatou três vitórias em quatro jogos e se afastou de qualquer perigo de queda. No segundo turno, o time seguiu crescendo e chegou até a última rodada brigando por uma vaga na Libertadores.que pode pesar contra desta vez é a cobrança por uma posição melhor na tabela. Com dois vices-campeonatos em sequência, e um 9.º lugar no Brasileiro, como foi em 2011, não vai agradar a torcida.