O Coritiba conseguiu acertar a defesa e há três jogos não leva gols no Campeonato Brasileiro. A última vez que o goleiro Wilson viu a bola passar para o fundo da rede foi no empate por 1×1 contra o Internacional, no Couto Pereira. Porém, se por um lado as coisas estão indo bem, do outro lado do campo pioraram. Essa é opinião do atacante Kléber, artilheiro do time na temporada.
“A gente realmente está se defendendo melhor, apesar de que eu, particularmente, acho que a gente tem atacado menos, criado um pouco menos”, reclamou o Gladiador, que não marca um gol desde a partida contra o América-MG, na 9ª rodada.
Ainda segundo Kléber, a falta de equilíbrio entre defesa e ataque tem um motivo: as constantes mudanças de jogadores que atuam na frente. O atacante até que tem razão. Enquanto o Verdão conseguiu repetir os mesmos jogadores da defesa nos últimos três jogos – e não levou gols, o mesmo não aconteceu do lado ofensivo. Negueba (que nem está mais no clube), Vinícius e Leandro se revezaram na maioria das partidas.
Ruy e Edinho participaram da vitória no Atletiba, mas desfalcaram o time no empate em 0x0 com o Fluminense, em Volta Redonda, no sábado passado. Já Colin Kazim-Richards, autor do único gol alviverde nas últimas partidas (o do clássico), ainda sem ritmo de jogo, tem entrado apenas no segundo tempo. “A gente ainda está tentando achar a formação ideal na minha opinião, talvez por isso a também a gente esteja sofrendo”, disse Kléber.
Porém, para o próximo jogo, contra o Botafogo, sábado, às 16h30, no Couto Pereira, o técnico Pachequinho não terá apenas o desafio de acertar o ataque. O treinador não vai pode contar com a mesmo sistema defensivo. O lateral-esquerdo Carlinhos está fora, suspenso ao levar o terceiro cartão amarelo nos acréscimos da partida contra o Flu.
O substituto ainda é dúvida para o comandante coxa-branca – que tem a semana inteira de treinamentos antes do confronto direto com o time carioca. Uma troca provável seria a entrada de Emerson Conceição, que veio do Atlético-MG, mas que ainda não estreou com a camisa do Verdão.
O Coritiba precisa vencer a partida para sair da zona de rebaixamento. Se ganhar, o Coxa que tem 14 pontos e ocupa a 17ª posição, ultrapassa o alvinegro carioca, que tem 15 pontos e está na 15ª colocação.
Poesia de torcedor! Leia mais sobre o futebol paranaense na coluna do Mafuz!