Mais de mil homens da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Curitiba estarão nas ruas domingo, a fim de garantir a segurança dos torcedores que forem ao clássico Atletiba. Mesmo com a capacidade do estádio Érton Coelho de Queiroz reduzida para 8 mil lugares, a partida de depois de amanhã, marcada para as 15h30, traz preocupação aos organismos de segurança. Segundo o major Dorian Cavalheiro, chefe de planejamento do 1.º Comando Regional da PM, será usado um efetivo quase quatro vezes maior do que o normalmente é utilizado em uma partida com esta demanda de público. “A Vila Olímpica não é o local ideal para a realização do clássico, mas é a melhor entre as piores opções que foram passadas. O Ecoestádio não tinha a mínima condição de receber essa partida pelo único acesso para as duas torcidas. Estamos supervalorizando esse jogo e utilizando o efetivo além do necessário para um jogo com oito mil pessoas. O normal seria a utilização de no máximo 250 policiais”, frisou.
Além do contingente dentro do estádio, o major Dorian Cavalheiro confirmou que haverá reforço de policiamento nos principais terminais de ônibus da Capital. Segundo o esquema de segurança divulgado pela Polícia Militar, 18 pontos serão bloqueados ao redor do estádio, em dois perímetros. Um deles será na quadra do estádio e o outro, maior, para evitar o contato entre as duas torcidas. O major da PM disse ainda que uma das preocupações é a entrada das duas torcidas, que acontecem pela rua Januário Alves de Souza. “Os dois acessos vão acontecer pela mesma rua. Vamos montar uma barreira policial e dividir as duas entradas. Pedimos que a torcida do Atlético chegue pela rua Pastor Antônio Polito. Por ali acontece o acesso tanto para o setor social, quanto das arquibancadas. Para os torcedores do Coritiba, pedimos que eles venham pela Rua Maestro Carlos Frank”, enfatizou.
A Polícia Militar informou que fará a escolta da facção organizada do Coritiba até a Vila Olímpica, a partir das 13h. Meia hora depois, a PM fará a escolta da organizada atleticana da sua sede, no bairro Água Verde, para o estádio.
Divulgação |
---|
Major Cavalheiro: estádio foi a melhor entre as piores opções. |