O duelo deste domingo (21), contra o Prudentópolis, às 17h, no Couto Pereira, na estreia no Campeonato Paranaense, vale para o Coritiba muito mais do que uma simples estreia na competição estadual. É o início do recomeço e da reconstrução do time coxa-branca que, em 2018, vai tentar dar a volta por cima, apagar as últimas temporadas ruins e, sobretudo, retornar à primeira divisão na disputa da Série B.
O Paranaense não é o principal objetivo do Alviverde em 2018. No entanto, o Estadual terá papel fundamental para que o Verdão alcance seu principal objetivo neste ano, que é o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo sendo o atual campeão paranaense, o Coritiba usará o torneio para testar alguns jogadores, principalmente os jovens que subiram agora da equipe sub-20, e também para moldar o time para as disputas da Série B e da Copa do Brasil.
Até para dar mais oportunidades à garotada, a diretoria do Coxa contratou pouco. Somente dois reforços chegaram para reforçar o time comandado pelo técnico Sandro Forner. Uma das novas caras é o experiente volante Wellington Simião, de 30 anos. O jogador, rebaixado com o Avaí no Brasileirão do ano passado, será titular da equipe alviverde contra o Prude, mas pediu paciência ao torcedor neste processo de reconstrução do time no início de temporada.
“A gente precisa da paciência deles (da torcida), do apoio deles. A equipe está sendo reconstruída. Apesar dos meninos da base jogarem um bom tempo juntos, de ter mantido uma base do ano passado também, precisa de paciência. É um trabalho novo. Fizemos coisas boas no amistoso (contra o 3 de Febrero, do Paraguai), mas também temos coisas a melhorar. Será ao longo da temporada que vai acontecer. Gradativamente as coisas vão acontecendo, vão melhorando”, apontou o volante.
Abalada ainda com a queda à Série B no final do ano passado, a torcida do Coritiba certamente cobrará resultados imediatos. O torcedor verá em campo jogadores que permaneceram da última temporada, mas também caras novas. A paciência pedida por Wellington Simião é principalmente para os jogadores mais jovens, que estão subindo das categorias de base.
Os principais atletas do elenco de 2017, mesmo com a campanha ruim no Brasileirão, permaneceram. O goleiro Wilson, o zagueiro Werley, o lateral-esquerdo William Matheus e o atacante Kléber darão mais qualidade e experiência ao Coxa. Eles estão à frente da grande missão traçada pelo clube e pela nova diretoria liderada pelo presidente Samir Namur, que é de recolocar o clube de novo na elite do futebol brasileiro.
Por isso, alguns tropeços, sobretudo neste início de caminhada no Campeonato Paranaense, não podem ganhar um peso muito grande na trajetória do clube na temporada. Será preciso analisar o contexto, focado, sobretudo, na disputa da Série B, a partir de abril.