Com o mesmo regulamento deste ano, o Campeonato Paranaense de 2012 foi alinhavado ontem no arbitral que reuniu os 12 clubes que disputarão a Primeira Divisão. O Paraná Clube esteve presente na mesa dos classificados, mas a competição ainda não tem uma tabela oficial nem data de abertura definida. Tudo depende do Coritiba. Se o Coxa se classificar para a Libertadores, o Paranaense começa no dia 18 de janeiro, com finais marcadas para 29 de abril e 6 de maio. Se o Alviverde não conseguir chegar à competição intercontinental, a abertura do Estadual será no dia 22 de janeiro e as finais nos dias 6 e 13 de maio.

continua após a publicidade

A tabela só será divulgada depois de o clube do Alto da Glória confirmar sua posição no Campeonato Brasileiro. Mas ainda que não tivesse à espera do Coritiba, a lista de jogos já poderia sofrer alterações por conta do julgamento envolvendo Rio Branco e Paraná no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que só acontece no dia 22 de novembro. E até lá, o Paraná segue como integrante da divisão de elite.

“Temos 60 dias para divulgar. Podemos aguardar um pouco mais, até porque a tabela pode, posteriormente, ser modificada. Com relação ao julgamento do Paraná e do Rio Branco, talvez não dê tempo [de divulgar completa] mas como temos esta prerrogativa de soltar a tabela e posteriormente retificar, não vejo problema”, afirmou o presidente da FPF, Hélio Cury.

Quem não gostou muito de ver o Tricolor na mesa foi o presidente do Rio Branco, Nivaldo Domanski, que apesar de convidado não teve direito a voto. O que incomodou, e muito, o dirigente. “É muito ruim num momento desses não poder se comunicar, ter direito a voto e só ter uma participação. Não faz bem para o Rio Branco e, infelizmente, teremos que esperar até a data do julgamento”, reclamou Nivaldo.

continua após a publicidade

Segundo Hélio Cury, não havia outra maneira senão chamar o Paraná para fazer parte da mesa, com o Rio Branco sendo convidado por questão de respeito por conta das participações estarem sub judice. “No último julgamento ganhou o Paraná e não teve efeito suspensivo. Então, neste momento, é ele que está no campeonato e será até o julgamento do STJD”, disse.

Veja galeria de imagens da FPF.

continua após a publicidade