Eficiente, equilibrado e competitivo, o Coritiba é uma das surpresas neste início de Campeonato Brasileiro. O time coxa-branca, campeão paranaense recentemente, vive um dos seus melhores momentos dos últimos anos. O objetivo agora é conseguir se sustentar na parte de cima da classificação e essa é uma realidade que o clube precisa se acostumar, já que a realidade dos últimos anos na competição nacional foi bem diferente. Amanhã, às 19h30, no Couto Pereira, diante do Palmeiras, uma grande oportunidade para o Verdão provar que, até agora, não está a toa ocupando a quarta posição do torneio.
- Sem problemas, Coritiba deve ter o mesmo time pra encarar o Palmeiras
- Defesa vira ponto forte do Coritiba e é a segunda melhor do Brasileirão
- Jogão! Ingressos pra Cori x Palmeiras já estão à venda
De 2012 a 2016, o Coritiba lutou apenas para não ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Destes anos, o melhor início foi em 2013, quando o time alviverde fez 11 pontos em cinco jogos e chegou a liderar o Brasileirão. Nos outros anos, o começo de competição do Verdão foi sofrível e que, consequentemente, acabou influenciando na sequência do clube na competição nacional.
Por isso, tão logo o Coritiba sagrou-se campeão paranaense, os jogadores alviverdes se fecharam por um início melhor de Campeonato Brasileiro. Por enquanto, a promessa vem sendo cumprida. Em quatro jogos, o time coxa-branca venceu três e perdeu apenas para o Santos. Neste duelo contra o Peixe, na Vila Belmiro, inclusive, o Verdão fez um bom jogo, dominou o adversário e ainda desperdiçou uma penalidade com o atacante Alecsandro.
O Coritiba, na verdade, está sabendo aproveitar bem com a sua eliminação precoce da Copa do Brasil – ainda na segunda fase para o ASA – e com a sua não classificação para a Copa Sul-Americana deste ano. O time alviverde tem apenas o Brasileirão para disputar. Tempo a mais para recuperar os atletas e evitar o desgaste que outros concorrentes terão no decorrer da temporada.
Mais do que isso, o técnico Pachequinho tem em mãos um elenco mais coeso, mais equilibrado e com mais opções. É nessa força do grupo que o comandante do Coritiba aposta para conseguir manter o time coxa-branca na parte de cima da classificação do Campeonato Brasileiro.
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!
“O que muda é que você diminui a questão de treinamento e a recuperação de atletas. Quando você tem jogos no meio de semana, trabalha um pouco menos a questão tática. Em cima disso que eu vou planejar a equipe. O que me deixa muito feliz é que o grupo é qualificado. Independente de quem entra e quem sai, temos a reposição à altura”, pontuou o treinador.
A euforia com esse bom início de Brasileirão o técnico Pachequinho prefere deixar para o torcedor. Dentro do grupo, o discurso é de tranquilidade, pés no chão e continuar trabalhando jogo a jogo. “Eu acho que o nosso discurso é sempre ter tranquilidade, sem euforia, comemorando as vitórias e já dar continuidade ao trabalho. Desde o estadual o objetivo e o foco são os mesmos, sem inventar nada. Temos que ter este foco jogo a jogo, sem pensar lá na frente. Agora o próximo jogo é o Palmeiras, outro jogo difícil, então não podemos entrar numa questão de excesso de confiança, de otimismo e nem relaxamento”, finalizou o treinador.