No processo de reconstrução do Coritiba dentro do Campeonato Brasileiro, o técnico Ney Franco, antes quase demitido, éagora reconhecido por ser um dos responsáveis pela arrancada do time, que saiu da lanterna para fora da zona derebaixamento. Para isso, o treinador demorou um pouco, foi bastante cobrado internamente, mas conseguiu definir um timebase, construído, sobretudo, com jogadores mais experientes e que são de sua confiança.
Do time considerado titular, somente o zagueiro Leandro Silva, que está atuando na lateral-direita, esteve em campo na estreia do treinador pelo Coxa no dia 13 de junho, na derrota para o Flamengo por 1×0. Daí em diante, Ney participou doprocesso de contratação de alguns atletas que hoje são titulares.
Uma das principais contratações foi o goleiro Wilson. Preterido no Vitória, o arqueiro tomou conta da meta coxa-branca e éum dos responsáveis diretos pelo Alviverde ter um dos melhores aproveitamentos defensivos do Brasileirão. Também na defesa,Carlinhos se recuperou de lesão e também é um dos destaques do Verdão.
O volante João Paulo e o meia Lúcio Flávio simbolizam bem a importância do técnico no time. Com o risco de fazer parte dalista de dispensas do clube divulgada no início de agosto, o volante foi defendido publicamente pelo treinador e se tornoupeça chave no setor de contenção. Mais discreto, mas não menos importante, Lúcio Flávio é o homem de confiança também forade campo e um dos líderes do elenco.
Depois de muitos insucessos e da falta de produtividade do setor ofensivo, o treinador encontrou no trio de ataque formadopor Negueba, Kléber e Henrique Almeida a formação ideal para acabar com a seca de gols. Além de apostar em Negueba e narecuperação do bom futebol do jogador, Ney indicou a contratação de Henrique Almeida, que estava encostado no Botafogo. Ocentroavante, que trabalhou com o treinador na seleção brasileira sub-20, fez gols importantes, já tem 8 no Brasileirão e éum dos principais goleadores da competição.
Aposta na base
Além de apostar em jogadores mais experientes, Ney Franco tem sido marcado por dar uma atenção especial aos atletasformados nas categorias de base do clube. Não à toa os jovens zagueiros Walisson Maia e Juninho, com grandes atuações, têmdeixado o ex-capitão Luccas Claro e Rafael Marques, que foi contratado para ser titular, no banco de reservas.
Além deles, o treinador apostou também no jovem atacante Evandro, que foi responsável por gols importantes do clube nasdisputas do Brasileirão e da Copa do Brasil. O meia Thiago Lopes e o centroavante Guilherme Parede também recentementeforam relacionados e utilizados nas últimas partidas.
Já outros, como os laterais Rodrigo Ramos e Henrique e os volantes Fabrício e Ícaro também tiveram oportunidades, masacabaram não aproveitando e perderam um pouco de espaço. No entanto, Ney deu espaço para praticamente todo o grupo oriundoda base coxa-branca.
STJD
O meia Lúcio Flávio ser&aa,cute; julgado hoje pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pela expulsão na vitória por 2x0sobre o Atlético, no dia 20 de setembro. O jogador pode pegar de um a três jogos de suspensão e, se punido, pode ficar forada partida contra o Atlético-MG. Apenas após o julgamento é que o técnico Ney Franco deverá>Botafogo, Henrique agora éartilheiro.