O técnico Ney Franco chegará ao Coritiba e terá um elenco de certa forma conhecido em mãos. Do atual grupo coxa-branca, seis jogadores já trabalharam com o treinador no passado. O primeiro deles é o atacante Marcos Aurélio, que esteve com Ney no próprio Coxa, entre 2009 e 2010, principal momento do atleta na carreira.
Já o atacante Wellington Paulista e o recém-chegado meia Lúcio Flávio estiveram com o treinador no Botafogo, em 2008. Reserva de Marquinhos Santos, o volante Cáceres trabalhou com o novo técnico no Vitória, entre 2013 e 2014. No começo da carreira o atacante Wallyson foi comandado por Ney quando chegou ao Atlético, em 2008.
Na seleção
Por fim, o atacante Negueba também conhece bem o comandante alviverde. Os dois trabalharam juntos na seleção brasileira sub-20, quando conquistaram o Mundial da categoria, em 2011, e no Flamengo, no ano passado.
Vida nova
Quando chegou pela primeira vez ao Coritba, em 2009, Ney Franco estreou contra o Fluminense, mas assistiu a derrota do Coxa por 2×0 para o Vitória, pela Sul-Americana, da arquibancada. Após o jogo, ele desceu ao vestiário e disse que o passado era para ser esquecido e que a partir daquele momento o Alviverde começaria vida nova. Um discurso que provavelmente será repetido hoje, quando o treinador iniciará a segunda passagem pelo Alto da Glória.
Essa é uma das semelhanças das duas chegadas do treinador. Outra, a principal, é a presença do time na zona de rebaixamento vindo de uma ausência de vitórias. Pressionado no ano do centenário, em 2009 o Coxa estava há sete jogos sem vencer. Hoje vem de quatro derrotas seguidas, com nove resultados negativos nos 13 últimos jogos.
A grande diferença está na questão financeira. Na época, o Coritiba, que vivia uma reformulação no departamento de futebol com o retorno do diretor João Carlos Vialle, devia salários atrasados e premiações. Hoje, apesar das dificuldades financeiras, o clube garante que os salários estão em dia. (Robson Martins)
Especialista em salvar
A outra mudança Ney Franco espera que ocorra no final do ano, sem o time ser rebaixado. Quando desembarcou há seis anos, o treinador vinha de duas campanhas em que tirou times que estavam nas últimas posições, o Atlético em 2007 e o Botafogo em 2008, e levou para a parte de cima da tabela.
Agora, após insucessos no Flamengo e no Vitória, ele retorna depois de seis meses sem treinar nenhum clube. Ao seu favor, Ney Franco terá três jogos em Curitiba na sequência.
Para tentar tirar o Coritiba do grupo dos quatro últimos colocados – já está três pontos atrás do Santos, o primeiro time fora da ZR -, o técnico terá pouco tempo para conhecer o elenco e montar uma equipe. Ney Franco já admitiu que não viu nenhuma partida do Alviverde nesse ano.
Nesse sentido será fundamental o trabalho do auxiliar Marcelo Serrano, que tem comandado os treinos nos últimos dias, e do preparador físico Alexandre Lopes, que já estava com o treinador na primeira passagem. Sem contar o departamento de observação técnica do clube. Serão esses profissionais que irão passar todas as informações do retrospecto dos jogadores nesse início de Brasileiro. (RM)