Cada vez mais pressionado no comando do Coritiba, o técnico Ney Franco, apesar do momento delicado do clube no Campeonato Brasileiro – já são seis jogos sem vencer -, está ainda realizando alguns testes no time coxa-branca. No duelo decisivo contra o Figueirense, no último sábado, no Couto Pereira, quando o Verdão empatou em 1×1 e permaneceu na zona de rebaixamento, o comandante alviverde deixou de lado alguns jogadores mais experientes e, principalmente no segundo tempo, quando colocou os jovens Rodrigo Ramos, Thiago Lopes e Guilherme Parede, apostou na garotada para tentar vencer o duelo contra os catarinenses.

continua após a publicidade

A tática não deu certo. A torcida, impaciente, não perdoava qualquer tipo de erro e os garotos pouco produziram e não conseguiram mudar a história do jogo. Para a mesma partida, de forma surpreendente, o zagueiro Rafael Marques, o meia Thiago Galhardo e o atacante Rafhael Lucas, não foram sequer relacionados para a partida. O treinador, no entanto, explicou que a decisão foi somente técnica nesses casos. “Quis dar uma rodada no elenco, dar oportunidade para o Guilherme (Parede), para o Thiago (Lopes), para o Esquerdinha, optei por utilizar outros jogadores do elenco. Foi um critério técnico em um momento de decisão”, explicou.

“A não convocação do Rafael Marques não tem ligação direta com o próximo jogo, com questão de cartão amarelo. Foi realmente o fato dos números, que eu tinha em campo um zagueiro jogando como lateral e que poderia ser deslocado para zagueiro se precisasse e queria ter o Luccas Claro no banco. Todos os jogadores estão a disposição do treinador”, emendou Ney.

E agora vem o Timão…

Se não bastasse a situação complicada em que se encontra e vivendo um jejum de seis jogos sem vitórias, o Coritiba terá pela frente nada menos do que o Corinthians, líder isolado – e que, inclusive, pode ser o campeão se vencer o Coxa e o Atlético-MG tropeçar diante do Figueirense, em Florianópolis. Coadjuvante na disputa da taça, o Verdão, apesar da sequência ruim de jogos na competição nacional, pode sair da zona de rebaixamento em caso de um resultado positivo pouco provável contra o Timão, em São Paulo.

continua após a publicidade

O time coxa-branca está somente um ponto atrás do Avaí, que é o primeiro time fora da zona de rebaixamento e quatro na frente do Joinville e do Vasco, que ocupam as duas últimas colocações e estão em situação complicada na competição nacional.

Além do duelo contra o Corinthians, o Coxa fará mais um jogo seguido fora de casa. O adversário será o Goiás, concorrente direto para permanecer na Série A. Depois dos dois duelos seguidos que terá fora de casa, o Verdão fará nos três últimos jogos, dois dentro de casa contra Santos e Vasco. Com tanto equilíbrio na parte de baixo, é possível escapar com até 40 pontos.

Tentativa

continua após a publicidade

O comandante alviverde afirmou ainda que as mudanças, principalmente da sua convicção de apostar em jogadores mais experientes no momento decisivo, aconteceram por causa do momento ruim que o Coxa atravessa na competição nacional. Das novas opções testadas diante do Figueirense, a que deu mais certo foi a entrada do zagueiro Walisson Maia, na zaga, que deu mais segurança ao setor defensivo alviverde.

“Estamos utilizando todas as alternativas do grupo e do elenco, que está procurando fazer o máximo pelo Coritiba. A situação ainda é complicada, mas dá para sair dela”, concluiu Ney Franco.

Por um fio! Leia mais sobre o Coxa na coluna do Massa!