O técnico Ney Franco começou, ontem de manhã, a esboçar o time que pretende colocar em campo no duelo diante do São Paulo, domingo, no Couto Pereira. Na sua primeira movimentação tática da semana, o treinador demonstrou que pode fazer até três substituições na equipe em relação à derrota para a Ponte Preta.
Uma mudança confirmada é na lateral-direita. O zagueiro Leandro Silva, que está atuando improvisado no setor, tomou o terceiro cartão amarelo e está suspenso. No treinamento de ontem, no CT da Graciosa, Ivan treinou entre os titulares e deve ser o escolhido para encarar o São Paulo. O jogador espera aproveitar a chance e confia em bom resultado diante do tricolor paulista. “Todo mundo que vai ao Couto Pereira respeita muito a camisa do Coritiba. O São Paulo também vai buscar o resultado, mas a gente precisa mais que o São Paulo, estamos jogando em casa e vamos nos impor desde o começo e mostrar a força dessa camisa nesse momento”, frisou o lateral alviverde.
Testes
Outras duas mudanças podem acontecer no meio-campo. Depois de fazer dois jogos irregulares, o volante Alan Santos pode perder a posição para Cáceres formar o setor de contenção ao lado de João Paulo. Na criação, mais um jogo ruim de Thiago Galhardo deve custar sua vaga de titular e Ruy deverá ser o escolhido.
Apesar de não ter sido trabalhada ontem, há uma possibilidade mais remota do técnico Ney Franco optar pela volta do esquema com três atacantes. Se isso acontecer, Lúcio Flávio ou Ruy poderão ser os únicos armadores do time alviverde e Negueba poderá receber mais uma chance para formar a trinca ofensiva do Verdão ao lado de Henrique Almeida e Kléber.
Ivan se diz pronto pra voltar ao time
Apesar do afastamento de Norberto, a baixa produtividade nas poucas oportunidades que teve fizeram o lateral-direito Ivan ser preterido pelo técnico Ney Franco. O comandante alviverde preferiu improvisar o zagueiro Leandro Silva na posição e o jogador agradou e se firmou na posição, só saindo agora devido ao terceiro cartão amarelo.
Mas isso não incomodou Ivan, que frisou o bom desempenho do defensor, mesmo não sendo sua posição de
origem.
“Procurei continuar treinando. Foi uma opção do Ney Franco naquele momento e o time foi bem e conseguiu encaixar. O Leandro Silva já atuou nessa posição por outros clubes que passou. Ele já atuou como volante, zagueiro e agora ele acabou indo bem e o Ney optou por deixar ele. O Coritiba fez um bom papel nesses jogos, agora ele está suspenso e estou encarregado de fazer essa função e vou procurar fazer o melhor para ajudar o time do Coritiba”, afirmou o jogador.
No ataque
Bom apoiador, mas com certa dificuldade na marcação, Ivan garantiu que diante do São Paulo vai procurar atacar, mas, a pedido do treinador, exercerá um papel importante na marcação no esquema de jogo do Coritiba.
“A minha característica é mais de atacar e o Ney pediu isso, para eu não me inibir na hora de atacar, mas tomar cuidado também com a zaga e fechar os espaços na hora certa. Vou procurar conversar bastante também com o Rafael Marques, o Juninho e o Carlinhos na hora de montar a linha de quatro defensores, para que tenha um balanço ideal”, concluiu Ivan.
Pressão
Além da queda técnica nas quatro derrotas seguidas, o Coritiba reclama da arbitragem nas derrotas diante de Cruzeiro, Joinville e Ponte Preta. O diretor de futebol alviverde, Valdir Barbosa e o vice-presidente do clube, Alceni Guerra, foram até a CBF fazer uma visita de cortesia ao presidente da comissão de arbitragem, Sérgio Correa, a fim de que a entidade tenha cuidado ao escalar os árbitros. “Já na partida contra o Internacional teve uma penalidade no Kléber. A visita foi muito boa, de cortesia e sabemos que as pessoas que comandam a comissão de arbitragem trabalham com uma metodologia, mas muitas vezes a atuação do &,aacute;rbitro sai do controle. Erros estão acontecendo em larga escala, principalmente contra o Coritiba. Pedimos então que ele nos ajude colocando árbitros de boa qualidade”, disse Barbosa.